Terra lidera investimentos do governo
Portal recebeu R$ 9,8 milhões por publicidade governamental, ficando à frente de UOL, MSN e Globo.com; investimento em propaganda do governo na internet movimentou um total de R$ 95,6 milhões em 2012
Portal recebeu R$ 9,8 milhões por publicidade governamental, ficando à frente de UOL, MSN e Globo.com; investimento em propaganda do governo na internet movimentou um total de R$ 95,6 milhões em 2012
Meio & Mensagem
4 de julho de 2013 - 10h24
O Terra foi o site que mais recebeu verba publicitária do governo brasileiro no ano de 2012. De acordo com reportagem do portal VioMundo – que, posteriormente, foi repercutida pela Folha e por outros veículos – o portal recebeu uma verba de R$ 9,8 milhões por conta de aquisição de espaços para anúncios em suas plataformas no ano anterior.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) revelou ao VioMundo a lista dos 20 portais que mais receberam investimentos de publicidade pública no ano passado. Eles concentraram R$ 66,276 milhões da verba total de publicidade governamental na internet, que atingiu o montante de R$ 95,6 milhões. De acordo com a Secom, esses 20 veículos foram escolhidos tendo como critério primordial a audiência.
Após o Terra, o portal no qual o governo mais fez anúncios foi o UOL, que angariou uma verba total de R$ 9,7 milhões. Na sequência aparecem o MSN (R$ 9,07 milhões), a Globo.com (R$ 7,7 milhões) e o iG (com 5,7 milhões). (Veja tabela mais abaixo)
De maneira geral, os investimentos do governo com publicidade na internet e nos meios digitais cresceram em 2012 em comparação com o ano anterior. Em abril deste ano, quando a Secom liberou o balanço dos investimentos publicitários de 2012, uma reportagem publicada na edição 1556 de Meio & Mensagem mostrou que, no ano passado, foram investidos R$ 95,6 milhões em publicidade na internet. Em 2011, esse montante havia sido de R$ 88,7 milhões.
Supremacia da TV
Essa mesma reportagem de Meio & Mensagem detalhou a divisão da verba do governo nos diferentes meios de comunicação. A TV continua sendo o meio preferido para a divulgação de publicidade do governo, atraindo 62,3% do total investido no ano passado, que corresponde a R$ 1,126 bilhão. O percentual segue a dinâmica da indústria publicitária brasileira, que também canaliza na TV a maior fatia de seus investimentos – segundo dados mais recentes do Projeto Inter-Meios, cerca de 64% de todas as verbas dos anunciantes do País foram direcionadas à televisão.
Depois da televisão, os jornais são os meios que mais recebem publicidade pública. Em 2012, o governo brasileiro direcionou R$ 146 milhões para a compra de mídia em jornais, o que confere ao meio a fatia de 8,15% entre toda a verba governamental. Em seguida, os meios que mais receberam publicidade do governo foram Revista, Rádio, Mídia Exterior, Internet, Cinema e Outdoor. Confira a lista dos sites que mais receberam investimentos publicitários do governo no ano passado, de acordo com o VioMundo:
Terra (R$ 9,81 milhões)
UOL (R$ 9,73 milhões)
MSN (R$ 9,07 milhões)
Globo.com (R$ 7,75 milhões)
iG (R$ 5,73 milhões)
Yahoo (R$ 4,93 milhões)
R7 (R$ 4,04 milhões)
Facebook (R$ 3,39 milhões)
ViajeAqui Online (R$ 1,77 milhão)
Estadão.com (R$ 1,49 milhão)
Casa.com (R$ 1,37 milhão)
Eband (R$ 1,36 milhão)
Google (R$ 968 mil)
Carta Maior (R$ 830 mil)
Hotwords (R$ 829 mil)
Folha (R$ 780 mil)
Conversa Afiada (R$ 628 mil)
Abril.com (R$ 586 mil)
Bolsa de Mulher (R$ 580 mil)
Ópera Mundi (R$ 573 mil)
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