The New York Times encerra site em espanhol
The New York Times en Español alcançou cerca de 80 milhões de leitores ao redor do mundo, mas não se não se mostrou financeiramente rentável, de acordo com o jornal
The New York Times en Español alcançou cerca de 80 milhões de leitores ao redor do mundo, mas não se não se mostrou financeiramente rentável, de acordo com o jornal
18 de setembro de 2019 - 17h05
O The New York Times anunciou nesta terça-feira, 18, o encerramento de seu site em espanhol. Lançado em 2016, o The New York Times en Español gerava cerca de dez matérias originais e traduzidas por dia, com conteúdo produzido a partir da Cidade do México. Embora a audiência do site tenha crescido ao longo dos três anos de operação, o engajamento dos leitores da versão espanhola se mostrou menor do que o do site principal, sem converter um volume satisfatório de novos assinantes. A receita publicitária também não foi o suficiente para sustentar o site.
“Lançamos o The New York Times como um experimento para alcançar e engajar mais leitores internacionais e ampliar nossa cobertura para idiomas diferentes. O site em espanhol efetivamente atraiu uma nova audiência para o nosso jornalismo e gerou coberturas das quais nos orgulhamos muito, mas não se mostrou financeiramente rentável”, disse o jornal em comunicado.
A versão em espanhol não possuía paywall, já que seu objetivo era justamente levar o veículo ao alcance de novos leitores – o jornal estima ter chegado a cerca de 80 milhões de falantes de espanhol ao redor do mundo.
A nova estratégia, segundo o NYT, agora é focar na tradução de suas principais notícias para assinantes ao redor do mundo. “Daqui para frente, nossos editores continuarão a traduzir nosso jornalismo para mais de uma dúzia de idiomas, incluindo o espanhol. Também vamos investir mais em esforços de tradução”, diz o comunicado.
Em comunicado, a equipe editorial do NYT en Español afirmou que a operação foi bem-sucedida em muitos aspectos. “De Los Angeles e Buenos Aires até as Ilhas Galápagos e Barcelona, alcançamos uma audiência de milhões de pessoas e um nível de fidelidade significativo para a indústria da informação”, disse a equipe em comunicado.
A mudança não afeta, porém, a cobertura do veículo na América Latina, uma vez que o jornal conta com equipes em Medellín, na Colômbia, Cidade do México, no México, e Rio de Janeiro, no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Prime Video oficializa acordo com LFU e transmitirá Brasileirão
Plataforma exibirá um jogo por rodada em contrato que tem duração até 2029
Eletromidia e Globo: os termos do acordo bilionário da mídia brasileira
Valor de mercado da empresa de OOH pode beirar os R$ 5 bilhões, em negociação que reforça a aproximação dos grandes grupos de mídia as operações de publicidade em telas