TikTok leva jovens do AfroGames para Gamescom
Plataforma ainda lançará um squad de diversidade e inclusão, o Squad TikTok AfroGames, com esses jovens
TikTok leva jovens do AfroGames para Gamescom
BuscarTikTok leva jovens do AfroGames para Gamescom
BuscarPlataforma ainda lançará um squad de diversidade e inclusão, o Squad TikTok AfroGames, com esses jovens
Amanda Schnaider
15 de agosto de 2023 - 6h00
O TikTok vai levar cinco jovens do projeto AfroGames, centro de formação de atletas de eSports em favelas, para a Gamescom, feira de games que acontece de 23 a 27 de agosto, na Alemanha.
Os jovens, Renan de Farias, Márcio Correa, Caio Luiz da Silva, Maria Luiza de Sousa e Maria Luiza Santos, com idades entre 18 e 25 anos, foram convidados pela Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames) para representar a delegação brasileira no evento, no qual o País será homenageado.
No evento, os jovens participarão de um painel da Abragames, onde mostrarão algumas habilidades e estratégias nos jogos eletrônicos como League of Legends (LoL), Fortnite, FreeFire e Valorant. Eles também apresentarão o projeto AfroGames e contarão como a iniciativa do AfroReggae transformou a vida deles — alguns jovens já desenvolvem programas de videogame e participam de campeonatos internacionais de jogos eletrônicos.
Além de levar os jovens para a Gamescom, o TikTok lançará um squad de diversidade e inclusão, o Squad TikTok AfroGames, com esses jovens. Eles produzirão conteúdo para a plataforma por pelo menos um ano, com ênfase em diversidade, inclusão e combate à desinformação.
“Nosso objetivo com a AfroGames é conseguir ajudar cada vez mais jovens nesse mundo dos games. Buscamos ajudar na capacitação deles por meio de workshops sobre boas práticas e estratégia de conteúdo no TikTok”, explica Handemba Mutana, Líder do TikTok for Good no Brasil.
A parceria entre TikTok e AfroGames começou em março deste ano, quando a plataforma realizou uma doação para a substituição do sistema elétrico do centro de formação por energia solar, gerando uma economia de milhares de reais por mês.
O objetivo da operação foi alinhar as atividades sustentáveis do AfroGames à Agenda 2030 da ONU com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, focado em garantir o acesso às diferentes fontes de energia, principalmente as renováveis, eficientes e não poluentes.
O Tiktok ainda promove workshops para capacitar os alunos do AfroGames como criadores de conteúdo gamer na plataforma e gravar materiais para seus perfis pessoais e do projeto.
“O TikTok é uma grande parceira do AfroGames em diferentes iniciativas e contribui muito para as ações do projeto. Queremos ampliar o AfroGames para outras favelas do Rio e abrir a nossa primeira unidade em São Paulo”, salienta o diretor executivo do AfroGames, Ricardo Chantilly.
Atualmente, o projeto está presente em quatro comunidades do Rio de Janeiro e atendendo 827 alunos. Até 2024, queremos chegar a 1000 jovens. “Nosso objetivo é transformar as favelas em um grande centro de talentos em games e programação”, completa o diretor.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra