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TikTok: “As parceiras esportivas são enraizadas nos bastidores”

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TikTok: “As parceiras esportivas são enraizadas nos bastidores”

Plataforma aposta em parcerias esportivas para oferecer conteúdo para comunidade, que é atraída por destaques e bastidores das modalidades


22 de abril de 2021 - 6h00

Além do estreitamento com as marcas, o TikTok vem investindo em outra empreitada: os esportes e e-Sports. A plataforma de vídeos curtos tem firmado parcerias com clubes e campeonatos esportivos ou de games para ter direitos de transmissão das competições.

 

Head global de desenvolvimento de negócios de conteúdo no TikTok, Harish Sarma: “Nós  focamos em educar parceiros sobre a importância de adaptar seu estilo de conteúdo ao TikTok” (Crédito: Divulgação/TikTok)

As parcerias de conteúdo levam em consideração tendências de consumo dos usuários ou para oferecer um ambiente acolhedor, original, divertido, criativo e seguro para a comunidade. O primeiro acordo focado em esportes aconteceu em 2018, quando o aplicativo da Bytedance se tornou parceiro da NBA, que passou a produzir conteúdo para a plataforma. Mais recentemente, o conteúdo ao tem ganhado destaque.

O TikTok se tornou patrocinadora global da UEFA EURO 2020 e terá conteúdo exclusivo do campeonato. A empresa também firmou um acordo a longo prazo com o UFC com transmissões ao vivo semanais antes e depois das lutas. No ramo do e-Sports, o app da Bytedance passou a transmitir os jogos da Grrrls League, liga feminina de CS: GO do Brasil criada pela GameXP no perfil da GameXP.

De acordo com Harish Sarma, head global de desenvolvimento de negócios de conteúdo no TikTok, o esporte é importante pois tem poder de ampliar laços emocionais, envolver comunidades e oferecer conteúdos diversificados.

“Estamos focados em aumentar o nosso ecossistema de ofertas e conteúdos em todas as categorias – certamente haverá mais em breve”, explica. Ao Meio & Mensagem, Sarma compartilhou detalhes desses investimentos estratégicos.

Meio & Mensagem – Por que esses segmentos são importantes para a empresa?
Harish Sarma –
O esporte tem o poder de criar e ampliar os laços emocionais com os fãs e isso não é diferente no TikTok. Como plataforma, estamos realmente focados em criar um ecossistema diversificado de conteúdo que envolva nossa comunidade, que inclui fãs de esportes desde os mais assíduos até os mais casuais. O que é único sobre esportes no TikTok é que nossa comunidade não é atraída somente por destaques ou pelo que pode ser considerado conteúdo esportivo “tradicional”, mas também por momentos fora do campo e de bastidores. Por meio dessas parcerias, estamos tendo a oportunidade de experimentar formatos de conteúdos mais novos, diferentes abordagens para a distribuição tradicional e acesso a essas propriedades esportivas como nunca foi feito.

M&M – Quais categorias esportivas são mais interessantes para a plataforma?
Neste momento, o ecossistema esportivo do TikTok representa a ampla gama dos maiores nomes do futebol mundial, basquete, futebol americano, beisebol e MMA. Além disso, o TikTok também é a casa de esportes de nicho, desde a natação sincronizada até o esqui e a acrobacia. Assim como a nossa comunidade gosta de se envolver com seus times e atletas favoritos, eles também adoram esse elemento de descoberta e aprendizado sobre novos esportes e formatos, que eles não se envolveriam de outra forma. Isso oferece uma oportunidade única para aqueles esportes menos conhecidos, que podem não receber tanta atenção.

M&M – Como é feita a abordagem do TikTok para tais negociações?
Nossas parcerias são sob medida e representam uma oportunidade para desbloquear valor para ambas as partes dentro e fora da plataforma TikTok. Cada parceiro está procurando resolver algo diferente e o nosso objetivo é descobrir o que durante uma negociação. O processo leva tempo, mas os resultados e o alinhamento a longo prazo são inegáveis. No TikTok, estamos prontos e dispostos a ultrapassar os limites do que a inovação pode significar nos esportes – se você tem uma ideia radical ou não testada, somos um bom parceiro para explorá-la.

M&M – Que tipos de parceiros o TikTok busca?
Embora estejamos sempre abertos a conversar com parceiros em potencial, também estamos conscientes de que estamos colaborando com organizações que tanto atraem a nossa comunidade quanto demonstram ter o desejo de estar ativos em nossa plataforma e capacidade de criar conteúdo envolvente que pareça nativo do TikTok. Nossos melhores parceiros entendem o TikTok em sua essência e são destaques em termos de engajamento e qualidade de execução na plataforma.

M&M – O TikTok é uma plataforma de vídeo vertical para mobile. Isso é um desafio no estabelecimento de parcerias de transmissões? Quais são os maiores desafios para a plataforma firmar tais parcerias?
Nós realmente focamos em educar parceiros sobre a importância e o valor de adaptar seu estilo de conteúdo ao TikTok, e acho que fizemos grandes progressos nesta área. Estamos vendo mais marcas começando a entender o que chama a atenção em nossa comunidade, o que certamente inclui uma abordagem vertical, mobile-first para vídeo e conteúdo transmitido ao vivo.

M&M – Que valor essas transmissões têm para o TikTok?
O valor central do conteúdo ao vivo no TikTok é o poder do imediatismo que combina muito bem com nossa oferta de vídeo sob demanda. Para esportes especificamente, eu reitero que o que é interessante sobre o TikTok é que não somos um destino para destaques de conteúdo ou conteúdo esportivo tradicional. Nossas transmissões ao vivo são tipicamente enraizadas nesses momentos de bastidores, além de conteúdo pré e pós-evento, incluindo pesagens, entrevistas coletivas e tour pelos estádios. Nós oferecemos aos fãs de esportes uma visão única de seus esportes, times e atletas favoritos através de conteúdo que eles não podem obter em qualquer outro lugar.

**Crédito da imagem no topo: Emilio Garcia/Unsplash

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