TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas
Medida tenta evitar que conteúdos com informações não verídicas ganhem alcance na plataforma
TikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas
BuscarTikTok exibe alertas em vídeos com informações duvidosas
BuscarMedida tenta evitar que conteúdos com informações não verídicas ganhem alcance na plataforma
4 de fevereiro de 2021 - 16h25
Para tentar evitar que conteúdos com informações duvidosas ganhem alcance na plataforma, o TikTok anunciou que passará a exibir alertas nos vídeos que possam conter desinformação. Os usuários também serão informados caso decidam compartilhar tais publicações.
O aviso dizendo “Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado” já está aparecendo para usuários nos Estados Unidos e no Canadá, e será liberado para todos os países em que a rede está presente nas próximas semanas. Os alertas não significam que vídeo apresenta mentiras, mas que as informações não podem ser confirmadas por agências de verificação de fatos.
Atualmente, o TikTok tem parcerias com veículos de checagem, que revisam parte do conteúdo publicado pelos usuários da plataforma, e afirma remover vídeos com fake news assim que os identifica. Porém, em alguns casos a informação pode ser suspeita, mas não é possível confirmar que é falsa. Nessas situações, um aviso aparece no topo da tela informando que o vídeo foi sinalizado por ter conteúdo que não pode ser verificado.
Outras redes sociais também têm desenvolvido recursos para tentar minimizar o compartilhamento de desinformação. O Instagram, por exemplo, exibe uma tarja preta em imagens que contenham desinformação ou conteúdo suspeito relacionado à pandemia, o Covid-19 ou vacinas. Em abril do ano passado, o WhatsApp, também do Facebook, decidiu restringir o encaminhamento de mensagens em sua plataforma, com o objetivo de dificultar a disseminação de notícias falsas no aplicativo.
**Crédito da imagem no topo: Kon Karampelas/Unsplash
Compartilhe
Veja também
Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025
Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH