TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil
Com contrato fechado entre a empresa e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a plataforma gerará novas fontes de receita e fará pagamento retroativo pelo uso de músicas
TikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil
BuscarTikTok irá pagar por direitos autorais de músicas no Brasil
BuscarCom contrato fechado entre a empresa e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a plataforma gerará novas fontes de receita e fará pagamento retroativo pelo uso de músicas
O TikTok anunciou acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) a fim de garantir o pagamento de direitos autorais a compositoras, editoras musicais e artistas. O contrato foi fechado, segundo à empresa, para enriquecer a experiência dos usuários, bem como auxiliar os criadores de músicas na plataforma por meio de um canal ilimitado. Além disso, a parceria garante ainda o pagamento retroativo pelo uso das canções dentro do TikTok, que atua hoje como uma plataforma que destaca talentos emergentes.
Segundo José María Escriña, diretor de licenciamento musical e parcerias do TikTok para a América Latina, a cooperação com o Ecad estimula o crescimento de novas fontes de receita para autores e editores utilizando o dinamismo da plataforma. Já a superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, explica que a parceria é um passo importante para a indústria brasileira de música, sobretudo em um momento em que compositores e artistas precisam da renda digital.
Essa não foi a primeira movimentação do TikTok em relação à direitos autorais. No ano passado, a companhia firmou contrato com a Sony Music Entertainment, o que, de acordo com informações da Bloomberg, permite que os usuários da plataforma tenham acesso às músicas da Sony Records, Columbia Records e Radio American Records dentro de parâmetros legais.
Compartilhe
Veja também
Qual é o perfil, funções e salário do profissional de marketing de influência?
Pesquisa do YouPix com Indique revela prevalência de mulheres, pessoas brancas, jovens e sudestinos na área
Audible quer fortalecer comunidade brasileira com edital de audiossérie
Criadores, roteiristas e jornalistas interessados em ter sua audiossérie produzida pela Audible podem inscrever seus projetos de 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025