TikTok lança ferramenta de compras para usuários dos EUA
Em teste há alguns meses, TIkTok Shop passa a estar disponível a toda a base; proposta é fazer da rede social um canal de vendas de produtos
TikTok lança ferramenta de compras para usuários dos EUA
BuscarTikTok lança ferramenta de compras para usuários dos EUA
BuscarEm teste há alguns meses, TIkTok Shop passa a estar disponível a toda a base; proposta é fazer da rede social um canal de vendas de produtos
Meio & Mensagem
12 de setembro de 2023 - 16h05
Com informações do Ad Age
O TikTok lançou sua plataforma de compras, o TikTok Shop, para todos os usuários dos Estados Unidos nesta terça-feira, 12. A plataforma testou o serviço durante semanas, com criadores de conteúdo e anunciantes selecionados.
Com o lançamento do TikTok Shop, a plataforma de mídia social está aproveitando a influência que já tem nas escolhas de compras dos usuários, sobretudo dos consumidores da Geração Z e os millennials, conforme atestado pelo movimento #TikTokMadeMeBuyIt (que pode ser traduzido como #TikTokMeFezComprarIsso).
Além disso, a plataforma também busca se estabelecer como uma mistura de comércio eletrônico e rede social, no mesmo ambiente.
Por meio do TikTok Shop, as marcas podem exibir produtos em vídeos postados no feed ou em lives e os usuários poderão, por um click, efetuar a compra daqueles produtos sem precisar sair da plataforma para acessar outro site.
As marcas também podem apresentar um catálogo de produtos disponíveis para a venda em seus perfis no TikTok, permitindo que os consumidores naveguem pelos itens e leiam as avaliações de outros usuários.
Inicialmente, o TikTok já veio testando alguns desses recursos de compras desde novembro de 2022, com marcas como PacSun e Revolve.
Até este momento, mais de 200 mil marcas e anunciantes já comercializaram produtos pelo TikTok Shop, de acordo com post publicado pela plataforma em seu blog oficial.
O TikTok Shop também envolve a participação de influenciadores, que têm sido uma parte importante do movimento #TikTokMadeMeBuyIt. Em abril, a plataforma abriu um programa de afiliados para creators no TikTok Shop, permitindo-os publicar vídeos e lives de produtos, ganhando comissão pelo conteúdo comercializado.
Ao longo desses meses, os creators têm compartilhado vídeos sobre os lucros que têm recebido com essas comissões, que variam de centenas até milhares de dólares por semana. Mais de 100 mil creators fazem parte do programa de afiliados atualmente, de acordo com a rede social.
O lançamento do TikTok Shop reflete as aspirações contínuas da plataforma de se tornar um destino de compras junto de um canal de entretenimento. O TikTok Shop está disponível há mais de um ano em mercados como Reino Unido, Singapura e Vietnã.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo