TikTok permitirá às marcas patrocinarem diretamente posts de creators
Pela nova ferramenta, chamada Spark Ads, anunciantes poderão se vincular às postagens que estejam com alto engajamento na rede, desde que o influenciador autorize o patrocínio
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Meio & Mensagem
20 de julho de 2021 - 15h24
O TikTok anunciou nesta terça-feira, 20, o Spark Ads, nova solução de publicidade digital que permite aos anunciantes usarem as postagens orgânicas de criadores de conteúdo já prontas como parte de suas campanhas. A movimentação sinaliza a importância do conteúdo dos criadores dentro da rede social, tanto para os usuários como para os profissionais de marketing.
O novo formato híbrido, disponível no Ads Manager, do TikTok, abrange conteúdo orgânico e publicidade paga na plataforma, permitindo às marcas patrocinarem postas já feitos por criadores de conteúdo, desde que eles assim autorizem. O Spark Ads também permitirá aos anunciantes ampliarem seus próprios posts orgânicos de suas contas na rede social através do upload de conteúdo do Ads Manager, mediante autorização do usuário. O TikTok já testou o novo formato com um grupo de anunciantes e, agora, a solução será estendida a todo o mercado.
A notícia deverá ser oficializada nesta quarta-feira, 21, durante o TikTok For You Summit, evento realizado pela plataforma digital para clientes e marcas parcerias, apenas nos Estados Unidos, que contará com a participação de criadores de conteúdo, marcas e executivos da rede social.
“As marcas agora podem explorar a infinidade de conteúdos criativos diversos e se conectar com os criadores que ajudam a dar vida a esses produtos e serviços”, diz o TikTok, em um post em seu blog oficial.
A nova solução comercial representa uma mudança importante na utilização de conteúdo produzido por influenciadores no ambiente do marketing. Até então, o mais comum é que uma agência e marca procurem um influenciador e, que, juntos, eles criem um conteúdo específico para uma marca. Com o Spark Ads, o conteúdo já estará pronto – e feito pelo influenciador – e as marcas e agências podem escolher a quais deles querem atrelar seu nome ou seus produtos.
Isso significa que as marcas podem se vincular a conteúdos que estejam fazendo muito sucesso no aplicativo. Se um post viraliza, por exemplo, as marcas e agências poderão procurar o influenciador e verificar se ele aprova o patrocínio daquele conteúdo. As marcas poderão fazer isso por meio de um código no Ads Manager e enviando uma autorização de patrocínio por um determinado período. Apenas quando o criador aprovar, o vídeo poderá aparecer patrocinado.
O Spark Ads tem o potencial de eliminar os intermediários nesse processo de patrocínio – como as agências de marketing de influência. Os anunciantes, no entanto, têm menos controle no ambiente da nova solução. Apesar dele aparecer de forma similar aos demais anúncios do TikTok, não é possível altera o conteúdo nem o texto original da postagem.
“Remover o atrito é uma boa opção para a economia dos criadores de conteúdo”, diz Ryan Detert, CEO e fundador da agência Influential. “Continuaremos a criar conteúdo com influenciadores e amplificando-os por meio de mídia paga usando audiência customizada e otimizações. Todo mundo terá que agregar valor para ser parte de uma campanha e estratégia de marca.”
Quando a postagem de um creator for selecionada no Spark, o conteúdo será destacado com um alerta de patrocínio e ganhará um botão “call-to-action”, que convidará os demais usuários a interagirem para ler mais informações, baixar algum conteúdo ou visitar algum outro site. Os usuários também poderão clicar na foto do perfil ou no nome do usuário para acessarem a página do proprietário do vídeo. As marcas também podem optar por direcionar os usuários para seus próprios perfis dentro do TikTok.
Os profissionais de marketing, por sua vez, poderão ver os insights dos anúncios, assim como já acontece com a publicidade tradicional do TikTok, incluindo os cliques pagos, número de likes, compartilhamento e usuários que viram aquele conteúdo. Os anunciantes também poderão ver a visualização dos vídeos pagos na pagina do Ads Manager.
O Spark Ads também fornecerá mais acesso a insights a respeito de como os usuários estão se engajando com a música. Diferentemente dos anúncios normais, nesta nova solução os usuários poderão clicar no nome da música que aparece no vídeo para visitar uma página musical designada pelo Spark Ads. As marcas poderão ver quantas vezes os usuários clicaram naquelas músicas.
A possibilidade de ampliar o uso do conteúdo feito por criadores está sendo considerada em todo o cenário da mídia à medida em que as marcas demonstram interesse em aproveitar mais os posts de creators que já contam com um alto engajamento.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela agência de marketing de influência Takumi mostrou que 32% dos consumidores consideram o conteúdo feito por influenciadores mais identificável do que a publicidade feita pelas marcas. “A nova ferramenta Spark Ads do TikTok certamente acompanha a evolução das metodologias de marketing de 2021”, diz Kristy Engels, chief marketing officer da Takumi.
Não há dúvidas de que o TikTok é a rede social do momento. Na semana passada, a rede social ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads globalmente – sendo o primeiro app fora do universo do Facebook a alcançar tal marca – de acordo com a empresa de análises Sensor Tower. O aplicativo vem liderando o ranking dos downloads há um ano e meio.
Com informações do Advertising Age
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