TikTok quer tornar todos os vídeos “compráveis”
Plataforma testa uma nova funcionalidade da ferramenta Shop, que permitirá a compra de todos os produtos e objetos presentes em vídeos
TikTok quer tornar todos os vídeos “compráveis”
BuscarTikTok quer tornar todos os vídeos “compráveis”
BuscarPlataforma testa uma nova funcionalidade da ferramenta Shop, que permitirá a compra de todos os produtos e objetos presentes em vídeos
Meio & Mensagem
31 de janeiro de 2024 - 6h10
Com informações do Ad Age
Com a proposta de tornar a plataforma um negócio multibilionário da área do comércio eletrônico, o TikTok vem testando, nos Estados Unidos, uma ferramenta que tornaria todas as postagens “compráveis”.
A nova função da plataforma usa a tecnologia para identificar automaticamente objetos presentes em vídeo. Então, a empresa estimula o usuário a “encontrar itens no TikTok Shop” clicando em uma página de produtos, de acordo com informações obtidas pela Bloomberg.
Anteriormente, apenas influenciadores pré-aprovados e marcas poderiam marcar produtos ao postar conteúdo no aplicativo. Um porta-voz do TikTok confirmou que a ferramenta está em fase inicial de testes.
No ano passado, a plataforma chinesa lançou, nos Estados Unidos, uma versão do TikTok Shop, em um esforço para combinar a facilidade de fazer compras na Amazon.com com a descoberta de produtos em redes sociais, como o Instagram.
Os novos negócios estão no topo de prioridades para o TikTok, que pretende vender cerca de US$ 17,5 bilhões em mercados nos Estados Unidos neste ano, de acordo com pessoas próximas ao assunto.
O lançamento do Shop recebeu críticas mistas até o momento. Comerciantes entrevistados pela Bloomberg em dezembro aplaudiram o aplicativo, registrando recordes de vendas em seus pequenos negócios no período do fim do ano, à medida em que o TikTok apoiava as negociações com descontos e frete grátis. Em novembro, período que abrangeu a Black Friday e Cyber Monday, mais de 5 milhões de novos consumidores compraram algo pela plataforma, de acordo com a companhia.
Por outro lado, os usuários também reclamaram de produtos falsificados comercializados no TikTok Shop. Alguns também disseram que a quantidade de postagens parecidas com anúncios de influenciadores está prejudicando a experiência.
O TikTok oferece comissões aos criadores de conteúdo em compras eventualmente feitas em suas postagens, como um incentivo para divulgar mercadorias.
Compartilhe
Veja também
Justiça decreta falência da Editora Três, das revistas IstoÉ e Dinheiro
Empresa descumpriu as determinações do plano de recuperação judicial, estabelecido em 2021
Digital first: como os canais estão construindo um futebol cross mídia
Com a transmissão esportiva fragmentada, televisão deixa de ser o único meio para os torcedores acompanharem seus clubes