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TikTok aponta tendências na publicidade digital para 2025

TikTok What's Next Report 2025 frisa importância da troca entre marcas, criadores de conteúdo e usuários para ampliar resultados de campanhas


8 de janeiro de 2025 - 11h00

Nesta quarta-feira, 8, o TikTok lança a quinta edição do TikTok What’s Next Report 2025, previsão anual de tendências da plataforma, cujo objetivo é fornecer insights sobre as comunidades presentes na rede para profissionais de marketing.

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Inteligência artificial e formatos que misturam imagens e vídeos são catalisadores criativos, segundo plataforma (Crédito: JarTee/Shutterstock)

O relatório é desenvolvido pela equipe da Global TikTok Marketing Science do TikTok e tem como base pesquisas encomendadas por terceiros, pesquisas online quantitativas, exposição a estímulos em um ambiente simulado do TikTok ou análises avançadas, entre outras metodologias. Para o relatório de 2025, a plataforma usou dados de 2022 a 2024.

Nessa edição do TikTok What’s Next Report 2025, a plataforma nota que a comunicação das marcas mudou para se adaptar a uma era que exige colaboração com criadores de conteúdo e comunidade de usuários. O aprofundamento dessas relações fomenta resultados de maior alcance, impacto e relevância cultural. Essa mudança e as tendências que ela apresenta foi dividida em três tópicos: fusão de marcas, osmose de identidade e catalisadores criativos.

Fusão de marcas

Conforme o TikTok, dois em cada três usuários das redes gostam das parcerias firmadas entre marcas e uma ampla variedade de influenciadores. Como resultado, as marcas estão descobrindo o valor de trabalhar com criadores de conteúdo na plataforma, utilizando, por exemplo, o TikTok Creator Marketplace, e códigos personalizados e ofertas exclusivas para ampliar os resultados das campanhas.

Uma das tendências apontadas é a possibilidade de colocar o criador de conteúdo como protagonista no conteúdo das marcas. Além disso, a rede social aponta que conteúdos diversos sem edições, como os formatos de entrevista de rua, momentos de bastidores e insights ponderados são formas de alcançar seu público-alvo com confiança e estimular o envolvimento da comunidade.

Segundo dados da plataforma, 40% dos usuários consideram mais relevantes as marcas que demonstram personalidade.

Osmose de identidade

Em osmose de identidade, o TikTok argumenta que os usuários procuram conteúdo que converse mais diretamente com sua identidade e estilo de vida, dando maior valor à diversidade, inclusão e empatia. A plataforma observa que as marcas buscam estar mais próximas aos usuários ao interagir diretamente com eles, seja nos comentários dos vídeos ou respondendo feedbacks.

A rede busca facilitar a adaptação da linguagem da marca às diferentes comunidades através da ferramenta TikTok Symphony Dubbing, que adapta o conteúdo global a idiomas diferentes.

Para a plataforma, o TikTok auxiliou na ampliação das discussões sobre feminilidade, finanças pessoais e bem-estar. Tais debates refletem a importância de conversas sobre identidade, mudanças econômicas, saúde mental e demais experiências autênticas, diz.

Catalisadores criativos

A plataforma também reuniu algumas tendências no campo do exercício criativo, o que denominou catalisadores criativos. Segundo o TikTok, a inteligência artificial, que antes causava ceticismo, se tornou fonte de entusiasmo. Atualmente, os usuários exploram formas de utilizar a tecnologia para tarefas cotidianas ou criativas.

O TikTok adota a IA em seus recursos, como no Symphony Assistant, que coleta dados em tempo real sobre tendências de conteúdo e ajuda a transformar esses dados em conceitos criativos.

Adicionalmente, a plataforma listou tendências nos formatos disponíveis na rede. Segundo dados coletados, 84% dos usuários do TikTok, na América Latina, gostam de ver um mix de imagens e vídeos. Conforme o TikTok, anúncios em imagem permitem que as marcas entreguem mensagens rápidas.

Além disso, as marcas podem fazer uso das sessões de comentários para aprimorar suas estratégias junto aos consumidores. Dos usuários, 68% afirmam que as marcas devem aproveitar os comentários para entender melhor seu público. Assim, os usuários se tornam participantes ativos das histórias das marcas.

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