Time Warner pode vender área de revistas
Grupo estudaria fundir as operações da Time Inc. com uma editora norte-americana, separando a área de publicações impressas de seu negócio
Grupo estudaria fundir as operações da Time Inc. com uma editora norte-americana, separando a área de publicações impressas de seu negócio
Meio & Mensagem
14 de fevereiro de 2013 - 8h59
A Time Warner poderia desmembrar sua área de publicações impressas (a Time Inc.) em uma outra empresa de capital aberto, separando, dessa forma, a área das revistas do restante de suas operações – que incluem canais de TV e estúdios de cinema. De acordo com reportagem do Financial Times, pessoas da companhia já teriam iniciado conversas para dar andamento ao projeto que, se colocado em prática, poderá mexer com o mercado de revistas dos Estados Unidos e do Reino Unido.
De acordo com pessoas próximas à companhia, já estão acontecendo conversas entre a Time Warner e a Meredith, editora norte-americana responsável por títulos como Better Homes and Gardens, Family Circle, Ladies’Home Journal. A proposta poderia ser a combinação dos títulos das duas companhias. Oficialmente, nenhum dos lados comenta o assunto.
O acordo envolveria as revistas de celebridades, estilo de vida e comportamento da Time Inc., como People, Southern Living e Real Simple. A Meredith seria responsável por gerenciar a joint-venture, enquanto a Time Warner teria uma participação e, também, liberdade para sair do negócio no futuro.
O atual cenário mundial do mercado de mídia impressa, a perda do faturamento publicitário e a luta das editoras para manter a circulação e as vendas de seus títulos têm gerado, há algum tempo, especulações sobre um possível spin-off da Time Warner. Separando a área das publicações impressas, o grupo poderia concentrar seus esforços nas áreas de cinema e TV, através das operações da Warner Bros, Turner e HBO.
Em 2012, as receitas da área de publicação da Time Warner alcançaram o valor de US$ 3,44 bilhões, enquanto as da Meredith giraram em torno de US$ 1,38 bilhões. A grande diferença dos números entre as duas empresas trazem dúvidas a respeito do real potencial da Meredith de entrar em um negócio desse porte. Especialistas em mídia não acreditam que a Time Inc. negociaria seus títulos por um valor bem abaixo do real.
No meio do ano passado, a gigante News Corp. fez uma movimentação parecida, dividindo suas área de revistas, jornais e títulos impressos das operações de vídeo, TV e cinema. Na ocasião, surgiram especulações de que a Time Warner também pretendia seguir o mesmo caminho.
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