TNT Novelas estreia mirando o consumidor de TV linear
Novo canal de TV paga da Warner Bros. Discovery exibirá tramas estrangeiras e as futuras produções brasileiras do Max
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Bárbara Sacchitiello
26 de junho de 2023 - 6h01
A partir desta segunda-feira, 26, a Warner Bros. Discovery coloca no ar, em toda a América Latina, o canal TNT Novelas. Como o nome já indica, a nova emissora será integralmente dedicada à teledramaturgia televisiva, com produções de diversos países.
A estratégia de ter uma nova marca no ambiente linear enquanto boa parte dos esforços das grandes corporações são direcionados ao streaming foi motivada pela combinação entre a forte popularidade do gênero e a consciência de que, ainda em números menores do que em anos anteriores, a audiência de TV por assinatura é valiosa para os negócios.
O futuro das novelas no streaming
“Esse movimento faz parte de nossa estratégia de expansão e de ampliar a participação na TV paga. Observamos que temos um portfólio robusto, com life style, ficção, cinema, séries, mas não tínhamos um canal dedicado a novelas na América Latina”, lembra Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo Brasil da Warner Bros. Discovery.”
Na visão da executiva, um novo canal linear tem a capacidade de complementar as estratégias de distribuição do grupo, levando conteúdo a diferentes públicos. “Ainda que pese a questão da queda na base, são mais de 13 milhões de assinantes de TV paga no Brasil. E, assim como muitas pessoas estão acostumadas a assistir conteúdo somente no streaming, ainda há muita gente que acompanha a programação pela TV”, conta.
Com esse objetivo, o TNT Novelas apresenta ao público a combinação de produções nacionais com tramas de outros países, principalmente as turcas, que vem fazendo sucesso na TV e nas plataformas de streamings nos últimos anos.
Entre os títulos já garantidos no TNT Novelas nessa fase inicial estão as tramas Será Isso Amor?, Iludida, Um Milagre, Amor Sem Fim e Meu Lar, Meu Destino.
Para a escola das novelas, Mônica explica que o grupo leva em consideração duas premissas: que as obras tenham qualidade de produção e que as histórias contadas, independentemente do local de origem, tenham apelo universal.
A diretora considera o TNT Novelas como o primeiro canal no País unicamente dedicado ao gênero. O Viva, lançado em 2010 pela Globo, também exibe séries e outras produções além das novelas reprisadas em sua grade.
Nesse primeiro momento, no entanto, até que o canal tenha seu portfólio totalmente abastecido, algumas séries foram escaladas para os finais de semana. São elas: O Doutrinador, Irmãos Freitas, O Homem da Sua Vida e Um Dia Qualquer.
Além da exibição de tramas estrangeiras, o TNT Novelas também pretende ser uma janela para a transmissão de tramas brasileiras.
Nesse contexto, já estão garantidas na grade, futuramente, duas tramas que estão em fase de produção pela plataforma Max (antiga HBO Max): Beleza Fatal e Dona Beija.
Essa exibição de tramas inéditas, no entanto, obedecerá aos critérios de janelas. Elas devem estrear no Max – e por ali permanecer por algum tempo – e só depois ser disponibilizada no TNT Novelas.
Monica explica que, pelo menos por enquanto, o grupo não planeja produções exclusivas nacionais para o TNT Novelas. O núcleo de produção de tramas de ficção seguirá abastecendo o Max e, em segunda janela, também o novo canal linear.
Pelo fato de ocupar o espaço que, até então, exibia o canal TBS (que será descontinuado), o TNT Novelas já estreia nas principais operadoras de TV do País: Claro, Sky, Vivo e Oi.
E, na visão da vice-presidente de conteúdo Brasil da WBD, a forte popularidade que as novelas detêm entre o público nacional indicam que o gênero também pode trazer oportunidades aos anunciantes. “Como falam sobre as pessoas e sobre histórias, as novelas acabam atingindo um público bem abrangente e com poder aquisitivo. É possível criar sinergias com diversas marcas”, finaliza.
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