Transmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
Globo e Casimiro Miguel vão transmitir o torneio em fevereiro, que terá as participações de Flamengo e Real Madrid
Transmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
BuscarTransmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
BuscarGlobo e Casimiro Miguel vão transmitir o torneio em fevereiro, que terá as participações de Flamengo e Real Madrid
Meio & Mensagem
16 de janeiro de 2023 - 16h58
O Mundial de Clubes, torneio da Fifa que reúne os clubes campeões de seus torneios oficiais continentais e também convidados, terá mais uma edição no próximo mês de fevereiro.
Embora aconteça já em 2023, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nome oficial do Mundial, será válida pelos torneios e competições entre os clubes disputados ao longo de 2022.
Nesta edição, o Mundial de Clubes reunirá, entre outros times, campeões como o Real Madrid, detentor do título de 2022 da UEFA Champions League, e o Flamengo, vencedor da Copa Libertadores da América.
E neste ano, o Mundial de Clubes terá transmissões para o público brasileiro na TV aberta, TV paga e também nas plataformas digitais.
Oficialmente, o Mundial de Clubes da Fifa, nos moldes como é atualmente conhecido, foi criado em 1999 e teve sua primeira edição realizada em janeiro de 2000, no Brasil.
Antes disso, porém, outros torneios tiveram a missão de reunir os clubes vencedores de diferentes países.
Para a Fifa, a primeira tentativa de realizar um Mundial de Clubes foi a Copa Rio Internacional, de 1951, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio de dirigentes da Fifa.
Essa competição ganhou o nome de Copa Rio – ou Torneio Internacional de Clubes Campeões – e foi realizada nos anos de 1951 e 1952.
Posteriormente, outro torneio que colocou em disputa os melhores times de diferentes continentes foi a Copa Intercontinental.
Essa disputa entre clubes foi organizada de 1960 a 1979 pela Conmebol em parceria com a UEFA. Já a partir de 1980, a competição passou a ser realizada pela Associação de Futebol do Japão. Depois, a competição ganhou o nome de Copa Toyota.
A Copa Intercontinental, com supervisão da Conmebol e UEFA, foi realizada no Japão até 2004, ano em que deixou de existir. Em 2005, a Fifa retomou o formato atual do Mundial de Clubes, cuja primeira edição havia acontecido em janeiro de 2000.
O Mundial de Clubes da Fifa referente à temporada de 2022 será realizado no Marrocos entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2023.
O país do Norte da África foi definido em dezembro pelo conselho da Fifa como a sede do torneio, ainda durante a Copa do Mundo do Qatar, que aconteceu nos meses de novembro e dezembro do ano passado.
Além de Flamengo e Real Madrid – que, pelas regras do torneio iniciam a disputa já na fase semifinal, a edição de 2022 reunirá outros cinco clubes, totalizando sete times em disputa pelo cobiçado troféu de campeão do mundo.
Enquanto o Flamengo representa a América do Sul (como Campeão da Libertadores da América) e Real Madrid representa a força europeia (já que o clube foi campeão da Champions League), o torneio terá as participações de:
Seattle Sounders, dos Estados Unidos (representando a Concacaf)
Wydad Casablanca, do Marrocos (representando o país-sede)
Auckland City, da Nova Zelândia (representando a Oceania)
Al Ahlay, do Egito (representando a África)
Al Hilal, da Arábia Saudita (representando a Ásia)
Esses clubes se enfrentarão em partidas eliminatórias e os vencedores enfrentarão o Flamengo ou o Real Madrid, de acordo com o chaveamento. Já os vencedores desses dois confrontos disputarão a final.
Nesta segunda-feira, 16, a Globo comunicou a aquisição dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes da Fifa.
Com isso, o grupo irá exibir os jogos na TV aberta (Globo), na TV por assinatura (pelo SporTV), além do digital e streaming (via Globoplay e ge).
No ano passado, o Mundial de Clubes da Fifa foi transmitido no Brasil pela Band, com exclusividade.
A negociação dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes da Fifa já foi realizada pela LiveMode, empresa de negócios esportivos que se tornou a parceira oficial da entidade de futebol para negociar os direitos de transmissão de competições oficiais da Fifa no Brasil.
Além do Mundial de Clubes, a LiveMode também irá intermediar a negociação dos direitos de transmissão da Copa do Mundo feminina de futebol, realizada em junho deste ano, além da Copa do Mundo Fifa Sub-20, Copa do Mundo Fifa Sub-17, Copa do Mundo Fifa de Futebol de Areia 2023 e Copa do Mundo Fifa de Futsal 2024.
Veja, abaixo, como será a transmissão dos jogos pelos canais da Globo:
Na televisão aberta, a Globo promete exibir os jogos do Flamengo, representante brasileiro na competição.
A primeira partida do time rubro-negro no Mundial de Clubes está marcada para 7 de fevereiro e será disputada contra o vencedor do confronto entre o Wydar Casablanca, do Marrocos, e Al Hilal, da Arábia Saudita.
Se o clube brasileiro vencer o confronto, a Globo também exibirá a grande final da competição, no dia 11 de fevereiro, às 16h.
Porém, caso o Flamengo não vença a partida da semifinal, o clube, automaticamente, disputará o terceiro lugar, também dia 11 de fevereiro às 12h30. Nesse caso, a partida terá transmissão da TV Globo.
De acordo com o anunciado pela Globo, o canal SporTV irá transmitir ao vivo todos os jogos do Mundial de Clubes.
O canal pago inicia as transmissões no dia 1 de fevereiro, com o jogo entre Al Ahly, do Egito e Auckland City, da Nova Zelândia, às 16h.
Depois, também serão exibidos pelo SporTV as disputas entre Wydad Casablanca X Al Hilal, no dia 4 de fevereiro, às 11h30.
Na mesma data, às 14h30, o SporTV também irá exibir o confronto entre Seattle Sounder e o vencedor da primeira partida da competição (entre Al Ahly, do Egito e Auckland City, da Nova Zelândia).
Depois, o SporTV exibirá as duas partidas da semifinal, a final e a disputa pelo terceiro lugar.
A Globo também anunciou nesta segunda-feira, 16, que também exibirá todos os jogos do Mundial de Clubes pelo seu site esportivo, o ge.
As partidas também poderão ser acompanhadas pelo Globoplay, a plataforma de streaming do grupo.
Além do Grupo Globo, o público também terá outra opção para assistir aos jogos do Mundial de Clube da Fifa.
O streamer Casimiro Miguel fará as transmissões dos jogos pela Cazé TV, seu canal no YouTube dedicado às transmissões oficiais da Fifa.
Casimiro deu a notícia a seus seguidores por meio de um post feito em seu Twitter. As negociações dos direitos de transmissão para a Cazé TV também foi feita pela LiveMode.
A CazéTV não para! A gente avisou que teria mais novidades e agora temos o orgulho de contar que vamos transmitir o Mundial de Clubes FIFA AO VIVO, COM IMAGENS e DE GRAÇA! E o melhor: vai ter cobertura direto do Marrocos, hein? Daquele nosso jeito que vocês já conhecem! ⚽️🎉🙏🏻 pic.twitter.com/OMSODz9BTH
— caze (@Casimiro) January 13, 2023
Esta será a segunda parceria entre o streamer e a Fifa. Durante a Copa do Mundo do Catar, Casimiro quebrou recordes de audiência no YouTube ao transmitir os jogos do Brasil e outros grandes confrontos da competição, que rendeu o tricampeonato mundial à Argentina.
Com o jogo entre Brasil X Coreia do Sul, disputado em 5 de dezembro e válido pelas quartas de final da Copa do Qatar, a transmissão de Casimiro no YouTube alcançou a marca de 5,2 milhões de espectadores simultâneos, um recorde na plataforma em todo o mundo.
Confira, abaixo, a tabela dos jogos do Mundial de Clubes da Fifa 2022:
Primeira fase – 1/02
16h – Al Ahly x Auckland City
Segunda fase – 4/02
11h30 – Wydad Casablanca x Al Hilal
14h30 – Seattle Sounders x Vencedor de Al Ahly x Auckland City
Semifinal 1 – 7/02
16h – Flamengo x Vencedor de Wydad Casablanca x Al Hilal
Semifinal 2 – 8/02
16h – Real Madrid x Vencedor de Seattle Sounders x Al Ahly ou Auckland City
Disputa do terceiro lugar – 11/02
12h30 – Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2
Final – 11/2
16h – Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo