Transmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
Globo e Casimiro Miguel vão transmitir o torneio em fevereiro, que terá as participações de Flamengo e Real Madrid
Transmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
BuscarTransmissão do Mundial de Clubes: onde acompanhar os jogos?
BuscarGlobo e Casimiro Miguel vão transmitir o torneio em fevereiro, que terá as participações de Flamengo e Real Madrid
Meio & Mensagem
16 de janeiro de 2023 - 16h58
O Mundial de Clubes, torneio da Fifa que reúne os clubes campeões de seus torneios oficiais continentais e também convidados, terá mais uma edição no próximo mês de fevereiro.
Embora aconteça já em 2023, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, nome oficial do Mundial, será válida pelos torneios e competições entre os clubes disputados ao longo de 2022.
Nesta edição, o Mundial de Clubes reunirá, entre outros times, campeões como o Real Madrid, detentor do título de 2022 da UEFA Champions League, e o Flamengo, vencedor da Copa Libertadores da América.
E neste ano, o Mundial de Clubes terá transmissões para o público brasileiro na TV aberta, TV paga e também nas plataformas digitais.
Oficialmente, o Mundial de Clubes da Fifa, nos moldes como é atualmente conhecido, foi criado em 1999 e teve sua primeira edição realizada em janeiro de 2000, no Brasil.
Antes disso, porém, outros torneios tiveram a missão de reunir os clubes vencedores de diferentes países.
Para a Fifa, a primeira tentativa de realizar um Mundial de Clubes foi a Copa Rio Internacional, de 1951, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio de dirigentes da Fifa.
Essa competição ganhou o nome de Copa Rio – ou Torneio Internacional de Clubes Campeões – e foi realizada nos anos de 1951 e 1952.
Posteriormente, outro torneio que colocou em disputa os melhores times de diferentes continentes foi a Copa Intercontinental.
Essa disputa entre clubes foi organizada de 1960 a 1979 pela Conmebol em parceria com a UEFA. Já a partir de 1980, a competição passou a ser realizada pela Associação de Futebol do Japão. Depois, a competição ganhou o nome de Copa Toyota.
A Copa Intercontinental, com supervisão da Conmebol e UEFA, foi realizada no Japão até 2004, ano em que deixou de existir. Em 2005, a Fifa retomou o formato atual do Mundial de Clubes, cuja primeira edição havia acontecido em janeiro de 2000.
O Mundial de Clubes da Fifa referente à temporada de 2022 será realizado no Marrocos entre os dias 1 e 11 de fevereiro de 2023.
O país do Norte da África foi definido em dezembro pelo conselho da Fifa como a sede do torneio, ainda durante a Copa do Mundo do Qatar, que aconteceu nos meses de novembro e dezembro do ano passado.
Além de Flamengo e Real Madrid – que, pelas regras do torneio iniciam a disputa já na fase semifinal, a edição de 2022 reunirá outros cinco clubes, totalizando sete times em disputa pelo cobiçado troféu de campeão do mundo.
Enquanto o Flamengo representa a América do Sul (como Campeão da Libertadores da América) e Real Madrid representa a força europeia (já que o clube foi campeão da Champions League), o torneio terá as participações de:
Seattle Sounders, dos Estados Unidos (representando a Concacaf)
Wydad Casablanca, do Marrocos (representando o país-sede)
Auckland City, da Nova Zelândia (representando a Oceania)
Al Ahlay, do Egito (representando a África)
Al Hilal, da Arábia Saudita (representando a Ásia)
Esses clubes se enfrentarão em partidas eliminatórias e os vencedores enfrentarão o Flamengo ou o Real Madrid, de acordo com o chaveamento. Já os vencedores desses dois confrontos disputarão a final.
Nesta segunda-feira, 16, a Globo comunicou a aquisição dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes da Fifa.
Com isso, o grupo irá exibir os jogos na TV aberta (Globo), na TV por assinatura (pelo SporTV), além do digital e streaming (via Globoplay e ge).
No ano passado, o Mundial de Clubes da Fifa foi transmitido no Brasil pela Band, com exclusividade.
A negociação dos direitos de transmissão do Mundial de Clubes da Fifa já foi realizada pela LiveMode, empresa de negócios esportivos que se tornou a parceira oficial da entidade de futebol para negociar os direitos de transmissão de competições oficiais da Fifa no Brasil.
Além do Mundial de Clubes, a LiveMode também irá intermediar a negociação dos direitos de transmissão da Copa do Mundo feminina de futebol, realizada em junho deste ano, além da Copa do Mundo Fifa Sub-20, Copa do Mundo Fifa Sub-17, Copa do Mundo Fifa de Futebol de Areia 2023 e Copa do Mundo Fifa de Futsal 2024.
Veja, abaixo, como será a transmissão dos jogos pelos canais da Globo:
Na televisão aberta, a Globo promete exibir os jogos do Flamengo, representante brasileiro na competição.
A primeira partida do time rubro-negro no Mundial de Clubes está marcada para 7 de fevereiro e será disputada contra o vencedor do confronto entre o Wydar Casablanca, do Marrocos, e Al Hilal, da Arábia Saudita.
Se o clube brasileiro vencer o confronto, a Globo também exibirá a grande final da competição, no dia 11 de fevereiro, às 16h.
Porém, caso o Flamengo não vença a partida da semifinal, o clube, automaticamente, disputará o terceiro lugar, também dia 11 de fevereiro às 12h30. Nesse caso, a partida terá transmissão da TV Globo.
De acordo com o anunciado pela Globo, o canal SporTV irá transmitir ao vivo todos os jogos do Mundial de Clubes.
O canal pago inicia as transmissões no dia 1 de fevereiro, com o jogo entre Al Ahly, do Egito e Auckland City, da Nova Zelândia, às 16h.
Depois, também serão exibidos pelo SporTV as disputas entre Wydad Casablanca X Al Hilal, no dia 4 de fevereiro, às 11h30.
Na mesma data, às 14h30, o SporTV também irá exibir o confronto entre Seattle Sounder e o vencedor da primeira partida da competição (entre Al Ahly, do Egito e Auckland City, da Nova Zelândia).
Depois, o SporTV exibirá as duas partidas da semifinal, a final e a disputa pelo terceiro lugar.
A Globo também anunciou nesta segunda-feira, 16, que também exibirá todos os jogos do Mundial de Clubes pelo seu site esportivo, o ge.
As partidas também poderão ser acompanhadas pelo Globoplay, a plataforma de streaming do grupo.
Além do Grupo Globo, o público também terá outra opção para assistir aos jogos do Mundial de Clube da Fifa.
O streamer Casimiro Miguel fará as transmissões dos jogos pela Cazé TV, seu canal no YouTube dedicado às transmissões oficiais da Fifa.
Casimiro deu a notícia a seus seguidores por meio de um post feito em seu Twitter. As negociações dos direitos de transmissão para a Cazé TV também foi feita pela LiveMode.
A CazéTV não para! A gente avisou que teria mais novidades e agora temos o orgulho de contar que vamos transmitir o Mundial de Clubes FIFA AO VIVO, COM IMAGENS e DE GRAÇA! E o melhor: vai ter cobertura direto do Marrocos, hein? Daquele nosso jeito que vocês já conhecem! ⚽️🎉🙏🏻 pic.twitter.com/OMSODz9BTH
— caze (@Casimiro) January 13, 2023
Esta será a segunda parceria entre o streamer e a Fifa. Durante a Copa do Mundo do Catar, Casimiro quebrou recordes de audiência no YouTube ao transmitir os jogos do Brasil e outros grandes confrontos da competição, que rendeu o tricampeonato mundial à Argentina.
Com o jogo entre Brasil X Coreia do Sul, disputado em 5 de dezembro e válido pelas quartas de final da Copa do Qatar, a transmissão de Casimiro no YouTube alcançou a marca de 5,2 milhões de espectadores simultâneos, um recorde na plataforma em todo o mundo.
Confira, abaixo, a tabela dos jogos do Mundial de Clubes da Fifa 2022:
Primeira fase – 1/02
16h – Al Ahly x Auckland City
Segunda fase – 4/02
11h30 – Wydad Casablanca x Al Hilal
14h30 – Seattle Sounders x Vencedor de Al Ahly x Auckland City
Semifinal 1 – 7/02
16h – Flamengo x Vencedor de Wydad Casablanca x Al Hilal
Semifinal 2 – 8/02
16h – Real Madrid x Vencedor de Seattle Sounders x Al Ahly ou Auckland City
Disputa do terceiro lugar – 11/02
12h30 – Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2
Final – 11/2
16h – Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo