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Mídia

Com treinamento, TikTok quer melhorar performance de agências

Iniciativa é destinada a profissionais de criação, planejamento e conteúdo e vai percorrer toda estratégia de mídia voltada para ações na rede


9 de novembro de 2022 - 15h48

Quase metade da população (45,7%) acima dos 18 anos no Brasil está presente no TikTok, conforme indica um estudo realizado pela Cuponation. Se há público, existe oportunidade para que marcas explorem a plataforma em busca de audiência e, claro, consumidores.

 

Celular com tela do TikTok

(Crédito: Eliseu Geisler/Shutterstock)

Na mira de marcas, a plataforma anunciou na última quinta-feira, 03, a inauguração de um treinamento voltado a agências. Os cursos serão voltados a profissionais de criação, planejamento e conteúdo e mostrarão o que funciona na comunicação com a comunidade da plataforma. A iniciativa incluir desde o planejamento para o funil completo de vendas, linguagem criativa, tendências, uso de música até parceria com creators.

“O TikTok é uma plataforma em que a expressão criativa e a autenticidade são os principais atrativos para uma comunidade hiper engajada que busca criar cultura e descobrir entretenimento”, explica Leo Khéde, líder de agências do TikTok. “Temos visto um interesse cada vez maior das empresas em fazer ativações no TikTok, justamente porque a plataforma tem se mostrado uma excelente opção não só para aumentar exposição e consideração da marca como também para conversão de vendas”, completa.

O TikTok foi classificado como a plataforma mais valiosa para ações de anunciantes direct-to-consumer (DTC), ultrapassando o Facebook, de acordo com novo relatório da Triple Whale.

Pesquisas da própria plataforma revelam que 80% dos usuários no Brasil dizem que confiam e enxergam credibilidade nos vídeos que assistem, enquanto 85% afirmam ter pesquisado um produto depois de tê-lo visto em algum conteúdo da rede social. Ainda, Khéde opina que a comunidade do TikTok está mudando o jeito de se fazer compras online: a hashtag TikTokMadeMeBuyIt (“o TikTok me fez comprar”), usada em vídeos da plataforma, já tem mais de 27 bilhões de visualizações. “Não é mais um caminho linear. Agora, é um ecossistema de engajamento, com conteúdo criativo, original e com autenticidade, que desencadeia a compra”, diz o líder de agências.

Conteúdo

A primeira edição do treinamento do TikTok será destinado a colaboradores de agências criativas, além das de holdings do setor de publicidade já pré-determinadas pela empresa. O TikTok já disponibiliza um formulário para inscrições para a lista de espera. Desde a semana passada, a plataforma já registrou o interesse de mais de 400 profissionais para as próximas etapas.

Entre os meses de novembro e dezembro, as aulas serão lecionadas por especialistas do próprio TikTok e divididas em cinco módulos semanais. Ainda que os conteúdos sejam pré-gravados, os professores estarão presentes ao vivo no chat e disponíveis para dúvidas e orientações adicionais.

O treinamento do TikTok engloba todas as etapas da elaboração de uma campanha, indo desde o começo até o pós estratégia de mídia. Entre os assuntos que serão explorados, estão guias de como fazer um briefing para ativações no TikTok, como planejar o funil completo de vendas, e até mesmo a demonstração de exemplos das ativações mais criativas.

“Apresentaremos também informações sobre como melhor usar músicas, desafios e tendências da plataforma nas ativações, e daremos dicas de como potencializar as parcerias com os criadores da plataforma, por meio, por exemplo, do Creators Marketplace, em que as marcas podem fazer match com os criadores”, complementa o executivo do TikTok.

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