Três superintendentes deixam Abril
Thais Chede, Cláudia Vassalo, Helena Bagnoli e outros executivos deixam a editora um mês após chegada de Caldini à presidência
Thais Chede, Cláudia Vassalo, Helena Bagnoli e outros executivos deixam a editora um mês após chegada de Caldini à presidência
Igor Ribeiro
25 de agosto de 2014 - 12h14
Atualizada às 16h23
Thais Chede, diretora superintendente da unidade Veja; Helena Bagnoli, diretora da unidade Segmentadas; e Cláudia Vassalo, responsável pela unidade Exame, foram dispensadas da Abril Mídia nesta segunda-feira, 25.
Em comunicado interno, o grupo da família Civita anunciou a mudança como uma reformulação da “estrutura atual das Unidades de Negócios e criando áreas de orientação e suporte corporativos”. Também saíram, Fernando Costa, diretor de assinaturas; Angelo Derenze, presidente da Casa Cor; e Sérgio Amaral, diretor de publicidade da unidade Veja.
Segundo a nota, assinada por Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril, as mudanças visam um novo modelo operacional das unidades de negócio (UN). São elas:
– UN notícias e negócios – Reúne os negócios de Veja, Veja Cidades (Vejinhas), Exame, Você S.A, Info e Brasil Post. O diretor-superintendente é Rogério Gabriel Comprido, o Gabi. O editorial de Veja/Veja.com (Eurípedes Alcântara) e de Exame/Exame.com (André Lahoz) ficarão sob gestão do presidente da Abril Mídia, Fábio C. Barbosa.
– UN mulher e celebridades – Paula Mageste é a diretora-superintendente, que é composta por duas editorias: Mulher (Claudia, Capricho, Elle, Estilo, MdeMulher e Nova) e Celebridades (AnaMaria, Contigo! e Tititi).
– UN homem e fitness – Dulce Pickersgill é a diretora-superintendente. Agrupa Disney; Editoria Jovem, com as marcas Superinteressante, Mundo Estranho, Guia do Estudante e Almanaque Abril; Editoria Homem, com as marcas Quatro Rodas, VIP, Playboy, Viagem e Turismo, Guia Quatro Rodas e National Geographic; e Editoria Fitness, com as marcas Saúde, Boa Forma, Placar, Men´s Health, Women´s Health e Runner´s World.
– UN arquitetura e design – Lívia Pedreira é a superintendente. Nessa unidade, estão Arquitetura&Construção, Casa Claudia e Casa Cor.
Nas áreas de suporte assumem Dimas Mietto em assinaturas, no lugar de Costa, e Sandra Carvalho em mobilidade (chamada anteriormente de “plataformas móveis”). Já haviam sido anunciados Ricardo Packness como diretor de marketing corporativo e Ivanilda Gadioli em publicidade corporativo. Ainda falta uma definição para a diretoria de apoio editorial. O grupo deverá anunciar mais detalhes da reestruturação na tarde desta segunda-feira.
No comunicado, Caldini explica que “as posições foram criadas, mantidas ou extintas para atender às necessidades estratégicas do redimensionamento da nossa relação com o mercado publicitário. Também foi com este raciocínio, e sempre olhando para os nossos processos de gestão de talentos, que desligamos algumas pessoas, movimentamos muitas outras e contratamos no mercado alguns perfis que nos faltavam”.
Thais ocupava cargos executivos na Abril desde 1999, tendo dirigido os departamentos comerciais e de publicidade da editora. Sua trajetória já lhe rendeu dois prêmios Caboré. Cláudia estava desde 1992, onde começou como trainnee até chegar a diretora de redação da Exame e, depois, superintendente. Costa estava na Abril desde 2001.
Transformações constantes
Caldini, ex-CEO do Valor Econômico, voltou à presidência da Editora Abril há um mês. O executivo trouxe, pouco tempo depois, Ivanilda e Packness. Ambos trabalharam com o executivo no Valor e, assim como ele, já tinham passagens anteriores pela Abril.
Há pouco mais de um ano, poucas semanas após a morte Roberto Civita, o grupo havia anunciado grandes mudanças com a nomeação do filho do executivo, Victor Civita Neto, como presidente do conselho da Abril. Na ocasião, todas as UNs foram modificadas, tomando o modelo que vigorava até o anúncio mais recente.
Leia também: Pelo menos 20 executivos deixam Abril
Compartilhe
Veja também
Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home
Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH
Mídia se mobiliza para acompanhar eleições nos Estados Unidos
Com envio de âncoras, repórteres e correspondentes, veículos de TV, jornais e portais preparam cobertura especial da mais acirrada disputa do país