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Tumblr se reposiciona como rede social e libera função TV

Plataforma viu seu número de usuários voltar a crescer após o banimento do TikTok no começo da semana e função de vídeo pode ser alternativa à rede


23 de janeiro de 2025 - 11h07

Tumblr quer voltar a ganhar espaço entre as redes sociais e se projeta como concorrente do TikTok (Crédito: BigTunaOnline/Shutterstock)

Tumblr quer voltar a ganhar espaço entre as redes sociais e se projeta como concorrente do TikTok (Crédito: BigTunaOnline/Shutterstock)

O Tumblr relançou nesta semana, após dez anos, o recurso Tumblr TV. Criada em 2015 pela plataforma, a ferramenta era experimental e permitia que os usuários encontrassem Gifs com modo de visualização em tela cheia.

Agora, a rede social relança a funcionalidade com uma repaginação se adaptando às tendências atuais com a inclusão do recurso para acessar vídeos curtos. Desse modo, os usuários poderão navegar pelo aplicativo acessando vídeos e GIFs em um estilo semelhante ao que já acontece com o feed de reels do Instagram e do TikTok.

A atualização acontece em resposta ao possível banimento da rede social chinesa, que ainda está em trâmites de negociação com os Estados Unidos para garantir a sua permanência.

Com a queda da rede, que aconteceu no domingo 19, e deixou a plataforma de vídeos curtos fora do ar por pouco mais de 12 horas, o Tumblr foi uma alternativa aos usuários.

Segundo o portal TechCrunch, houve um aumento de 35% nas instalações do aplicativo em solo norte-americano e aumento de 70% em novos usuários ingressando em Comunidades.

Alguns desses ingressantes desenvolveram, inclusive, grupos que serviriam como depositórios de backup para o conteúdo que estava disponível na concorrente, apontou o veículo.

Com a incerteza do momento do TikTok, o Tumblr quer aproveitar e crescer no segmento. A rede social vê a oportunidade de voltar ao protagonismo que tinha na década de 2010.

O futuro do TikTok

Embora o posicionamento da ByteDance – controladora da rede – ainda seja incerto a respeito da compra, a imprensa estadunidense já aponta alguns possíveis compradores para o TikTok.

Entre eles está Mr. Beast, considerado o maior influenciador do mundo e que hoje soma mais de 510 milhões de seguidores em todas as principais redes somadas. O criador de conteúdo respondeu alguns de seus seguidores no X dizendo que compraria a plataforma para que ela não fosse banida.

Segundo a Forbes, o influenciador se uniu a um grupo de investidores liderado por Jesse Tinsley para fazer uma oferta pela rede social.

Outro nome ventilado é de Elon Musk, empresário que se tornou dono do X após comprar a rede quando ainda era Twitter.

O TikTok está avaliado, atualmente, em US$ 50 bilhões e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, entende que a marca deve vender pelo menos 50% de suas ações.

A plataforma tem 75 dias para decidir se venderá a marca nos Estados Unidos ou se optará pelo fechamento no país. O prazo foi dado por Trump que alega que a ordem servirá para que ele mantenha o controle da operação diante do TikTok. “[A suspensão] servirá para permitir que minha administração tenha a oportunidade de determinar o curso de ação apropriado com relação ao TikTok”.

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