Turquia: crowdfunding paga anúncio no NYT
Peça irá justificar os protestos na Turquia, numa ação independente que recebeu doações de todo o mundo
Peça irá justificar os protestos na Turquia, numa ação independente que recebeu doações de todo o mundo
Meio & Mensagem
3 de junho de 2013 - 7h08
Cidadãos envolvidos nos protestos que tomaram conta da Turquia nos últimos dias e se tornaram foco do noticiário internacional conseguiram, em pouco mais de um dia, dinheiro suficiente para bancar um anúncio de página inteira na edição da terça-feira 4 no The New York Times. Para tanto, usaram o site de crowdfunding Indiegogo.
O objetivo é sensibilizar o mundo ocidental para a motivação da série de protestos que tiveram início na segunda-feira 27. O estopim da crise foi uma manifestação pacífica contra o fechamento de um parque no centro de Istambul para a construção de um shopping – definido pelo Guardian como uma edificação “cafona em estilo otomano”. As manifestações aumentaram após o movimento ter sofrido dura repressão do governo turco. Protestos tomaram o restante do País, levando às ruas turcos insatisfeitos com medidas do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, tidas como conservadoras.
Ocupem as páginas do NYT
Um usuário, identificado como Oltac Unsal, postou o projeto “Full Page Ad for Turkish Democracy in Action: OccupyGezi for the World” (algo como “Anúncio de página inteira para a Democracia Turca em Ação: OccupyGezi para o Mundo”) no Indiegogo. A meta era chegar a US$ 52 mil dólares – mas entre a meia noite do domingo 2 e o fim da tarde desta segunda-feira 3 o projeto já havia batido US$ 67,4 mil.
O valor foi definido, de acordo com Unsal, após negociação com o jornal. “Se aprontarmos o texto e a arte hoje, fomos informados de que será publicado em dois dias (apesar de que oficialmente possa sair em sete dias)”, escreveu o autor, na manhã desta segunda-feira 3. Segundo consta na página do projeto, “continuaremos coletando doações e os doadores decidir o que ser feito com as sobras”. A íntegra do texto pode ser lida na página do Indiegogo. Já no início, ataca o governo de Erdogan. Leia um trecho em português:
“A resposta violenta para um protesto pacífico para salvar o Gezi Park, em Istambul, simboliza um governo autocrático que, de forma crescente, viola os direitos civis de seus cidadãos. Nós esperamos que haja novo diálogo – um que restaure a confiança dos cidadãos da Turquia num governo que a posicionou como uma potência econômica global, mas que agora está ganhando reconhecimento ao redor do mundo por uma apologia dura à retaliação policial que afeta um dos pilares da democracia.”
O anúncio será assinado por “Povo Turco”, seguido da frase “Esta declaração foi custeada coletivamente por indivíduos preocupados de todo o mundo”
Compartilhe
Veja também
Mude assume controle da EUE Equipamentos Esportivos
Com aquisição, companhia se torna a única responsável pela operação de 700 estações urbanas esportivas pelo País
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas