Bárbara Sacchitiello
3 de janeiro de 2024 - 13h07
Virginia Fonseca e Cesar Filho, dois dos novos contratados para reforçar a grade de 2024 no SBT (Crédito: Divulgação/SBT)
Nessa terça-feira, 2, o SBT oficializou a chegada de mais um reforço ao seu elenco neste ano. O jornalista Cesar Filho, que no fim de 2023 desligou-se da Record, retorna à emissora de Silvio Santos, onde já trabalhou por anos, para comandar o SBT Brasil.
A chegada de Cesar Filho é mais um movimento de renovação que a emissora vem promovendo desde os últimos meses do ano passado e que envolvem nomes como Benjamim Back, Michelle Barros e Regina Volpato, Luccas Neto, Virginia Fonseca, Tirullipa e Lucas Guimarães.
A combinação entre nomes mais conhecidos do público tradicional de TV com fenômenos na internet e nas mídias sociais não é à toa. Com a proposta de sustentar o conceito de emissora voltada à família, o SBT é consciente de que seu conteúdo precisa contemplar diferentes gerações.
Isso é o que afirma Luciana Valerio, que em maio de 2023 assumiu a diretoria comercial do SBT. A chegada de Luciana ao comando do pilar de negócios, inclusive, faz parte do movimento de renovação liderado por Daniela Beyrute, que assumiu a vice-presidência e o comando direto dos negócios da TV no ano passado.
Desde então, Daniela vem fazendo mudanças no organograma do SBT e apostando em nomes para reforçar o elenco e a grade de programação neste ano. Uma amostra dessa renovação foi dada em dezembro, quando o SBT reuniu artistas e convidados para uma festa no Circo do Tirullipa, em São Paulo e, posteriormente, exibiu um especial do humorista na TV aberta, bem como a atração de Lucas Netto.
SBT: união da internet com a TV
Em meio a esses anúncios de contratações, chama a atenção a grande aposta da emissora em nomes que podem não ser tão conhecidos do público de TV aberta, mas que superam a casa dos milhões de seguidores nas redes sociais.
“Somos uma emissora para toda a família, com conteúdo multigeracional. Queremos trazer a internet para a TV de forma concisa, congruente e que esteja de acordo com nossa identidade de ser uma emissora multiplataforma, com uma vertical digital consolidada e que, além da TV, está no celular, tablet, site e todas as telas”, pontua.
A diretora comercial diz ter certeza que nomes como Luccas Neto e Virginia Fonseca, que construíram um publico fiel nas redes sociais, também, farão grande sucesso na TV.
Para isso, ela baseia-se na ideia da complementariedade de públicos. Por ter construído vínculo com o público infanto-juvenil, o SBT consegue transcender, segundo ela, essa conexão também para o ambiente-digital.
SBT e Podcasts: o áudio na TV
Outro espaço que o SBT também abrirá em sua grade em 2024 será para o universo dos podcasts. No ano passado, a emissora anunciou a faixa SBT Podnight, que exibirá entrevistas de famosos podcasts nacionais, como Flow e Venus, nas madrugadas.
Luciana avalia que a aposta em podcasts na grade de televisão aberta é um movimento praticamente inédito e que, para isso, a emissora apostou em firmar acordos com programas já conhecidos entre o público.
“Eles [os podcasts] já são sucesso nas plataformas digitais, por que não seriam na TV aberta? O mercado está reagindo bem, estamos otimistas e sempre abertos a novas possibilidades”, diz a diretora. Luciana adianta que a grade de programação dos podcasts será apresentada em fevereiro.
Apesar de buscar na internet e nos meios digitais as figuras e temas que interessam ao público – e que, portanto, mobilizam atenções e conversas – a diretora comercial não deixa de destacar que a força da TV aberta no País é o principal norte do direcionamento das estratégias e caminhos neste ano. “Temos a total certeza do poder e da influência que a TV aberta ainda tem no Brasil e em nossa sociedade. Sabemos o quanto podemos fazer a diferença no dia a dia das pessoas e da responsabilidade que isso representa. E é esse caminho que vamos seguir na programação de 2024”, promete.