TV paga perde mais de 820 mil assinantes em 2020
Base atual é a mesma registrada em 2012, quando o setor vivenciava período de crescimento
TV paga perde mais de 820 mil assinantes em 2020
BuscarTV paga perde mais de 820 mil assinantes em 2020
BuscarBase atual é a mesma registrada em 2012, quando o setor vivenciava período de crescimento
Bárbara Sacchitiello
5 de fevereiro de 2021 - 6h00
Atualizada às 16h02*
A TV por assinatura perdeu 827.909 assinantes em 2020. Os dados, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que o declínio da base, que vem acontecendo desde 2015, continuou no ano passado.
O País iniciou janeiro de 2020 com 15.684.362 assinantes de televisão paga. Ao final do ano, em dezembro, o total de assinantes do serviço já era de 14.856.453 assinantes. Essa é a marca mais baixa da base desde agosto de 2012, quando a TV paga registrava 14.809.151 assinantes. A situação do segmento há nove anos, no entanto, era bem diferente da atual.
Na época, a TV por assinatura vivia um período próspero, com crescimento mensal que animava as operadoras e as programadoras de TV. O período positivo se estendeu por alguns anos, chegando ao ápice em novembro de 2014, quando a base de TV por assinatura do Brasil superou a marca de 19, 842 milhões de assinantes. Na época, projeções indicavam que, dentro de um intervalo de cinco anos, o País poderia estar parte dos 25 milhões de assinantes.
A estimativa, no entanto, acabou não se cumprindo. Ao contrário, desde dezembro de 2014 a base de clientes de TV por assinatura começou a recuar no País, em um movimento praticamente contínuo.
Em relação à participação no mercado, o panorama das grandes empresas do setor não sofreu alterações em 2020. A Claro, que engloba a Net além da operação homônima, segue como a líder de mercado, tendo 47,1% da base de assinantes de TV paga no Brasil (o que, numericamente, representa 6,99 milhões de assinaturas). A vice-liderança de mercado continua sendo ocupada pela Sky/DirecTV, que possui 30,4% de toda a base de assinantes do País (em números, a operadora tem 4,52 milhões de clientes).
A terceira posição no ranking das empresas de TV paga é ocupada pela Oi que, em dezembro do ano passado, detinha 11,4% do segmento, o equivalente a 1,69 milhão de clientes. A última entre as grandes operadoras a aparecer no ranking é a Vivo, que terminou o ano de 2020 com 1,25 milhão de assinantes e 8,4% do mercado. As outras pequenas operadoras, juntas, concentram 2,7% da base de assinantes do País, de acordo com a Anatel.
* Inicialmente, o texto trazia, erroneamente, a informação de que o setor havia perdido mais de 550 mil assinantes em 2020. Na verdade, o recuo da base superou a marca de 827 mil assinaturas no ano passado. As informações já foram corrigidas na reportagem.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King