Assinar

Twitter lança aba dedicada às Eleições 2022

Buscar

Twitter lança aba dedicada às Eleições 2022

Buscar
Publicidade
Mídia

Twitter lança aba dedicada às Eleições 2022

Plataforma pretende reunir conteúdo relevante sobre o processo eleitoral, assim como indicações do TSE


20 de julho de 2022 - 15h26

De olho no processo eleitoral, o Twitter anunciou nesta quarta-feira, 20, a criação de uma área dedicada ao conteúdo sobre as eleições 2022 em sua plataforma. Para isso, a companhia vai usar a ferramenta Moments. A iniciativa já está disponível e pode ser encontrada na aba explorar, em Eleições 2022. Quem desejar, também poderá receber notificações quando houver um pico nas conversas. A corrida para os cargos estaduais também será contemplada no Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

(Crédito: Evandro Leal/ Agência Freelancer/ Folhapress)

 

No espaço, o usuário poderá encontrar as conversas mais relevantes, vídeos ao vivo de eventos eleitorais, lista de contas consideradas confiáveis que tuitam sobre as eleições, informações de utilidade público sobre a dinâmica do processo, assim como dados sobre os assuntos mais comentados dentro do tema. A ferramenta de áudio ao vivo, Spaces, também será explorada.

“A conversa já está acontecendo e tende a crescer ainda mais”, conta Leandro Mota, líder sênior de curadoria para América Latina do Twitter. De janeiro a julho, a companhia já registrou cerca de 44 milhões de tweets sobre as eleições. O uso dos Moments para as Eleições é parte de um esforço da curadoria do Twitter para levar contexto e profundidade às conversas.

Para isso, a plataforma conta com um time global de mais de 150 jornalistas e um algoritmo treinado para que contas confiáveis sejam destacadas sempre que falam do assunto. Segundo dados internos, 82% dos usuários da plataforma disseram que a contextualização melhora a experiência deles. No Brasil, em 2022, mais de 5.700 conversas já foram contextualizadas.

TSE e parcerias

O Twitter também aproveitou a oportunidade para apresentar algumas de suas iniciativas com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O acordo de colaboração foi anunciado em outubro do ano passado. Até o momento, oito Moments já foram produzidos com conteúdos em primeira mão do TSE, como os procedimentos para regularização do título e a segurança das urnas eletrônicas. A próxima ativação tratará do voto em trânsito.

Junto ao TSE, a companhia participou dos treinamentos prestados a partidos e candidatos. Mas o órgão não é o único parceiro da plataforma no processo eleitoral. A rede social está se unindo com a Politize, para criar um chatbot que vai tirar as principais dúvidas sobre eleições, política e como identificar notícias falsas. O Twitter ainda apoia veículos de checagem como a Agência Lupa e Aos Fatos.

Para além do apoio, no mês que vem, a plataforma lança sua própria campanha de educação midiática. A ideia é ajudar o usuário a consumir conteúdo de maneira responsável e informar sobre as regras do Twitter. A companhia ainda vai lançar emojis temáticos para a conversa, debates e a participação nas eleições.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra