Twitter pode ter perdido de US$ 4 bi a US$ 20 bi de valor de marca
Com a mudança do nome para X, plataforma de Elon Musk pode ter jogado fora anos de construção de prestígio global, segundo analistas
Twitter pode ter perdido de US$ 4 bi a US$ 20 bi de valor de marca
BuscarTwitter pode ter perdido de US$ 4 bi a US$ 20 bi de valor de marca
BuscarCom a mudança do nome para X, plataforma de Elon Musk pode ter jogado fora anos de construção de prestígio global, segundo analistas
Meio & Mensagem
31 de julho de 2023 - 15h41
Com informações do Ad Age e da Bloomberg
É raro que marcas corporativas fiquem tão populares a ponto de dar origem a verbos. E é mais raro ainda que o proprietário de uma de uma marca tão forte tenha planos de destruí-la.
No outro domingo, em 23, em um tranquilo fim de semana de verão no hemisfério Norte, Elon Musk decretou que o nome do Twitter mudaria para X, e que ela estaria se livrando do logo do pássaro e de todas as palavras a ele associadas, incluindo o verbo “tweetar”.
De acordo com agências e analistas de marca, essa ação de Elon Musk eliminou de US$ 4 bilhões a US$ 20 bilhões do valor da companhia.
“Levou mais de 15 anos para ganhar tanto patrimônio no mundo. Então, perder a marca Twitter é um significativo golpe financeiro”, disse Steve Susi, diretor de comunicação e branding da Siegel & Gale.
Musk, cuja empresa já declinou significativamente, em termos de valor, desde quando foi comprada por ele, em outubro, pelo valor de US$ 44 bilhões, anunciou a mudança da marca em uma noite de sábado.
Our HQ in San Francisco tonight pic.twitter.com/VQO2NoX9Tz
— Elon Musk (@elonmusk) July 29, 2023
No domingo, o novo logo “X”, na cor preta, desenhado por um fã da empresa, começou a aparecer na rede social. A CEO da empresa, Linda Yaccarino, descreveu a visão da companhia a respeito do X, que seria um aplicativo que agregaria áudio, vídeos, mensagens, pagamentos e serviços bancários.
Analistas de marcas e de agências internacionais consideram o rebranding um erro. O Twitter é uma das marcas mais reconhecidas das mídias sociais, de acordo com Todd Irwin, fundador da agência de branding Fazer. Imagens do passarinho adornam pequenos negócios e sites de todo o mundo, ao lado dos logos de Facebook e Instagram.
A popularidade do Twitter também permitiu a criação de verbos como “tweetar” e “retweetar”, partes da cultura moderna, usados regularmente por celebridades, políticos e outros comunicadores com o público, de acordo com Joshua White, professor assistente de finanças na Vanderbilt University.
O X exigirá que a companhia reconstrua essa atração cultural e consenso linguístico do zero. Mas isso pode ser parte da motivação, para que os usuários parem de comparar a rede social com que o Twitter era antes da aquisição. “É um caso excepcionalmente raro – na vida ou nos negócios – ter uma segunda chance para causar outra grande impressão”, tweetou Linda Yaccarino.
Outras empresas de tecnologias também modificarem seus nomes nos últimos anos. O Google se tornou a Alphabet Inc, para comportar diferentes negócios além do serviço de Search. O Facebook se transformou na Meta Plataforms Inc., para enfatizar o comprometimento da companhia com o metaverso. Porém, os nomes dos produtos permaneceram: as pessoas ainda procuram as coisas buscando no Google.
E isso vale muito. O valor de marca do Twitter é estimado em US$ 4 bilhões, de acordo com a Brand Finance. O valor de marca do Facebook é de US$ 59 bilhões e do Instagram é de US$ 47,4 bilhões. A Vanderbilt University estima que o valor de marca do Twitter está entre US$ 15 bilhões e US$ 20 bilhões, algo comparável ao Snapchat.
O valor de marca é algo difícil de ser determinado e não há uma única abordagem. Por isso que as estimativas variam, de acordo com Dipanjan Chatterjee, analista da Forrester Research Inc. Mas vários analistas, de diversas agências, concordam que a marca da plataforma teve um impacto significativo desde que Musk assumiu o controle.
A Brand Finance, por exemplo, estima que o Twitter tenha perdido 32% do valor da marca desde o ano passado.
Como a percepção de marca do Twitter mudou, os anunciantes fugiram. As marcas ficaram preocupadas com as atitudes controversas de Musk e de como ele parecia incentivar os tweets que violassem as regras de conteúdo. As receitas de publicidade do Twitter caíram 50% desde outubro, segundo Elon Musk.
“A marca corporativa do Twitter já está fortemente entrelaçada com a marca pessoal de Musk, com ou sem o nome X, e muito do valor da marca estabelecida pelo Twitter já foi perdido entre os usuários e anunciantes”, disse Jasmine Enberg, analista da Insider Intelligence.
“É completamente irracional do ponto de vista comercial e de marca”, disse Allen Adamson, cofundador da consultoria de marketing e branding Metaforce. Ele classifica a mudança como uma “decisão de ego” de Musk. “Para mim, vai entrar para a história como um dos mais rápidos desdobramentos de um negócio e de marca de todos os tempos”, acredita.
Há também riscos para os objetivos futuros de Musk. Incorporar serviços bancários e de pagamentos no app exigirá a confiança dos clientes – algo difícil de obter com um produto totalmente novo. “Acredito que os clientes de fora do grupo de fãs de Musk teriam dificuldade de usar o Twitter para operações financeiras”, disse Valderbilt.
Uma coisa Elon Musk tem a seu favor”: a marca Elon, de acordo com Irwin. “Sua marca pessoal pode ser mais forte do que a do Twitter”, concluiu.
Compartilhe
Veja também
Novo canal, Times | CNBC quer falar do “dono da pizzaria ao da fintech”
CEO do conselho de administração e líder do projeto, Douglas Tavolaro acredita que nova emissora, que estreia domingo, 17, pode ajudar a popularizar os assuntos de negócios
Supercopa Desimpedidos remodela formato para se aproximar do público
Com versão 100% ao vivo, NWB escolheu Mercado Livre Arena Pacaembu para receber torcida e equipes de transmissão