Elon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter
Segundo o CEO, suspensão de contas está relacionada a cobertura do caso de pessoas divulgando sua localização em tempo real
Elon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter
BuscarElon Musk suspende contas de jornalistas no Twitter
BuscarSegundo o CEO, suspensão de contas está relacionada a cobertura do caso de pessoas divulgando sua localização em tempo real
Meio & Mensagem
16 de dezembro de 2022 - 11h00
Há algum tempo, o perfil ElonJet, no Twitter, vinha postando atualizações sobre o paradeiro de Elon Musk a partir da localização em tempo real do jato do magnata. Nesta semana, a conta foi suspensa, juntamente com perfis de jornalistas norte-americanos Donie O’Sullivan, Ryan Mac e Drew Harwell, da CNN, The New York Times e Washington Post, respectivamente.
A decisão sem explicações foi classificada pela CNN como “uma tentativa significativa do novo proprietário, Elon Musk, de exercer sua autoridade unilateral sobre a plataforma”. Já o The New York Times afirmou que tais suspensões em massa são “questionáveis e infelizes”.
O magnata teria alegado que os jornalistas violaram a política da plataforma ao compartilhar a conta de localização ao vivo. Segundo ele, essas teriam sido “coordenadas de assassinato”.
A política a que o CEO se refere é a de “doxxing”, quando informações de localização e outros dados pessoais são divulgados na Internet. Contudo, a conta @ElonJet, que acumulava mais de 500 mil seguidores, se baseava em dados abertos dos voos, disponíveis a qualquer pessoa.
A suspensão com base na diretriz foi confirmada pela chefe de confiança e segurança do Twitter ao The Verge, em que disse: “Sem comentar sobre nenhuma conta específica, posso confirmar que suspenderemos todas as contas que violarem nossas políticas de privacidade e colocarem outros usuários em risco”, afirmou a executiva, Ella Irwin. “Não abrimos exceções a esta política para jornalistas ou quaisquer outras contas”, acrescentou.
Antes das contas saírem do ar, de fato, Musk publicou uma enquete em seu perfil do Twitter, questionando se deveria suspender as contas – e em quanto tempo:
Unsuspend accounts who doxxed my exact location in real-time
— Elon Musk (@elonmusk) December 16, 2022
O perfil ElonJet migrou para a Mastodon, concorrente do Twitter. A plataforma está bloqueando links que redirecionam para o site alternativo, sob o aviso “não podemos concluir esta solicitação porque este link foi identificado pelo Twitter ou por nossos parceiros como sendo potencialmente prejudicial”, conforme pontua o The Verge.
Compartilhe
Veja também
Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina
Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil
Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters
Em cinco episódios, série entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País