Uma Época de duas décadas
Semanal da Editora Globo celebra 20 anos pensando no futuro e investindo em eventos
Semanal da Editora Globo celebra 20 anos pensando no futuro e investindo em eventos
Igor Ribeiro
25 de maio de 2018 - 10h56
Em 23 de maio de 1998 circulou a primeira Época, com 250 mil exemplares. Nesta sexta-feira, 25, bancas e assinantes recebem a edição que comemora os 20 anos da revista. A edição remonta à capa do número um, que aludia a “Um futuro melhor”, revisitando hoje algumas das expectativas do brasileiro de então e jogando luz sobre o futuro. “Trazemos ainda um grande fotógrafo brasileiro que revisita seu trabalho e alguns perfis de pessoas importantes, que fizeram parte de nossa história e ainda estão no jogo político”, descreve Daniela Pinheiro, diretora de redação de Época. A manchete joga luz sobre os jovens de idade próxima da revista, seus hábitos de consumo, sua visão de mundo, seus desejos.
Outra novidade é a circulação que, segundo a empresa, quase dobrou desde que a revista passou a ser também encartada junto aos jornais O Globo e Valor enviados aos assinantes dos diários às sextas-feiras (assinantes da revista não ganham os jornais). Além desse formato, a Época e O Globo saem numa promoção casada em venda avulsa em algumas bancas da Grande Rio de Janeiro aos domingos. Assinantes da modalidade Jornal Digital ou do aplicativo Globo Mais — plataforma de publicações da empresa lançada em setembro — também têm acesso cruzado.
O Instituto Verificador de Comunicação (IVC) ainda não tem os dados dessa fase, iniciada em março, sendo que a última média mensal fornecida pela empresa é de 298 mil exemplares semanais em fevereiro. A revista fechou 2017 com média de 270 mil exemplares e terceira posição geral em circulação, impressa e digital, e em segundo lugar no ranking só de semanais. Mas teve, como a maioria dos títulos, queda de 20% no período. Agora, com a força dos diários, a expectativa é de tirar 500 mil exemplares da edição de aniversário.
Se caiu a circulação geral no ano passado, principalmente pela queda do impresso, a Época foi a revista que teve a maior curva de crescimento de digital isoladamente, entre as marcas oriundas de revista. Em 2017, ela cresceu 288% na comparação média com 2016. E seguiu crescente em 2018, com circulação digital de 143 mil em fevereiro, aumento de 35% na comparação com dezembro.
Segundo Virginia Any, diretora de mercado anunciante do grupo de publicações Globo, os números também são fruto da integração e de um pensamento digital first que se espalha pela redação — são cerca de 300 jornalistas trabalhando para todas as marcas, incluindo sucursais, exceto Valor, que em produção de conteúdo, segue independente. “Além disso, a Época já faz parte do Globo Mais, com vários canais de acesso além do site, que continuam sendo muito importantes”, explica a diretora comercial.
Eventos
Além da edição comemorativa, a Editora Globo prepara eventos com a marca Época para depois da Copa. O Época ao Vivo será um dia de redação aberta, com produção de conteúdo que poderá ser testemunhada pelo público do espaço Unibes Cultural, em São Paulo, além de painéis e debates com jornalistas e personalidades, brasileiros e estrangeiros, sobre temas como esporte, internacional, segurança, cultura, política etc.
Infoglobo e Época terão redações integradas
A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1811, de 21 de maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King