Assinar

União Europeia aprova regras regulatórias para big techs

Buscar

União Europeia aprova regras regulatórias para big techs

Buscar
Publicidade
Mídia

União Europeia aprova regras regulatórias para big techs

Texto visa limitar monopólio das empresas de tecnologia e vetar publicidade direcionada para público infantil


5 de julho de 2022 - 15h38

Nesta terça-feira, 5, o legislativo da União Europeia aprovou uma série de regras que visa regulamentar o poder de big techs sugeridas ainda em 2020. São elas: a Lei de Mercados Digitais (DMA) e a Lei de Serviços Digitais (DSA).

 

Publicidade segmentada para público infantil é proibida (Crédito: La1n/Shutterstock)

A DMA consiste em uma forma de restringir o monopólio das empresas e garantir que o mercado seja justo e aberto a outros players. Com base nela, as empresas devem tornar seus serviços de mensageria interoperáveis e tornar possível a promoção de produtos e serviços de concorrentes através dessas plataformas por usuários corporativos. A previsão é que essa regra impacte mais o Google e a Apple por impedir que as big techs favoreçam seus produtos.

Já a DSA é aplicada a empresas grandes e pequenas e visa estabelecer regras sobre conteúdo e produtos ilegais e responsabilizando as plataformas. Ela também proíbe publicidade para menores idades a partir de dados pessoais.

As empresas que infringirem as regras podem receber multas de até 10% de seu faturamento global por violação da DMA e 6% da DAS.

Publicidade

Compartilhe

Veja também