União familiar: o trunfo das novelas do SBT
Cinco anos depois de ter ingressado na estratégia de tramas infanto-juvenis, emissora vê evolução do gênero e prepara primeira obra independente de textos mexicanos
Cinco anos depois de ter ingressado na estratégia de tramas infanto-juvenis, emissora vê evolução do gênero e prepara primeira obra independente de textos mexicanos
Bárbara Sacchitiello
11 de julho de 2017 - 12h33
Há pouco mais de cinco anos, o SBT estreava um remake que abriria a portas para a consolidação de um pilar de dramaturgia que, a partir de então, seria um dos maiores trunfos comerciais e de conteúdo da emissora. Desde a estreia de Carrossel, em maio de 2012, a estratégia de produzir novelas voltadas para crianças – e, consequentemente, para seus pais – foi alcançando patamares cada vez mais importantes nas estratégias da casa.
O último embarque no Carrossel
Embora tenha a fama de produzir novelas para crianças e jovens, o diretor do SBT refuta a ideia de que a dramaturgia da emissora tenha apenas esse público como alvo. “Não fazemos dramaturgia infantil. Trabalhamos com crianças, mas o target é familiar, uma vez que mais de 75% da audiência das novelas é composta por pessoas acima dos 18 anos de idade”, pontua Pelégio.
Esse target “familiar”, como a emissora classifica, é o que norteia as estratégias comerciais do SBT no âmbito na dramaturgia. Tanto em “Carrossel”, como e “Chiquititas”, “Cúmplices de um Resgate” e a atual “Carinha de Anjo” – além da série “Patrulha Salvadora”, a emissora conseguiu atrair anunciantes e marcas que sabem que o conteúdo infantil é uma importante oportunidade de passar mensagens também para os adultos. Foi com “Carrossel”, inclusive, que o SBT começou uma importante retomada de prestígio junto ao mercado ao publicitário, impulsionada pelo incremento de audiência que a faixa de dramaturgia trouxe aos demais horários e ao sucesso de vendas dos produtos licenciados, inspirados nas tramas.
Esse segmento dos licenciados, inclusive, tornou-se uma importante receita para a emissora. Apenas com “Cúmplices de um Resgate”, o SBT conseguiu licenciar mais de 100 produtos, totalizando mais de 7 milhões de unidades vendidas. A trama também deu origem a um musical – algo que também aconteceu com Carrossel.
Situações familiares
Chiquititas deve gerar 350 produtos
Questionado sobre a evolução das novelas, Pelégio aponta que o incremento visual das tramas é a principal marca desses cinco anos de dramaturgia infanto-juvenil. “Não acho que tenha uma evolução técnica gritante, mas o que houve foi a diversificação do visual. Não repetimos padrões técnicos. Isso nos dá uma sensação de evolução, quando na realidade apenas inovamos visualmente, com elementos atuais”, conta.
Poliana
Se até então a emissora contou com o respaldo dos textos mexicanos para, a partir daí, criar as versões nacionais das novelas, o próximo desafio será diferente. O SBT já trabalha com o texto e elenco de “As
Os números de Cúmplices de um Resgate
“Será inspirada no livro, mas com o acréscimo de vários núcleos e trazida ao tempo de hoje. Dona Íris Abravanel está reservando muitas surpresas agradáveis para nós”, conta Pelégio, sem esconder a expectativa da emissora em relação à nova trama. “Acho que será a novela de maior sucesso do SBT. Tem todos os ingredientes necessários”, aposta.
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