Veículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos
Empresas de comunicação, políticos e personalidades da mídia destacaram a importância do apresentador para o fortalecimento da TV aberta no Brasil
Veículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos
BuscarVeículos, artistas e personalidades lamentam a perda de Silvio Santos
BuscarEmpresas de comunicação, políticos e personalidades da mídia destacaram a importância do apresentador para o fortalecimento da TV aberta no Brasil
Bárbara Sacchitiello
17 de agosto de 2024 - 12h54
Atualizada em 18/8, às 10h34
A rapidez com que mensagens, fotos e manifestações de carinho pelo legado de Silvio Santos foram publicadas minutos após a confirmação da notícia de sua morte, pelo SBT, ajudam a dar a dimensão da importância do empresário e apresentador não só para o público como para a indústria de comunicação e mídia do País.
Em sintonia com aquilo que Silvio sempre procurou transmitir ao público e a suas “colegas de trabalho”, como se referia às mulheres que sempre formavam a plateia de suas atrações, o SBT, apesar do luto, celebrou a alegria do apresentador ao noticiar sua morte, em decorrência de uma broncopneumonia, neste sábado, 17 de agosto.
“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. Descansa em paz, que você sempre será eterno em nossos corações”, escreveu a emissora de Silvio. Veja:
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
Outras emissoras de TV também reconheceram a importância de Silvio Santos para o fortalecimento da televisão aberta em território nacional. A Globo divulgou comunicado de pesar em que expressa o carinho pelo apresentador.
“O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs”, declarou a Globo.
Mais tarde, João Roberto Marinho, presidente do Grupo Globo, divulgou um comunicado, assinado por ele, em que comenta sobre a importância de Silvio Santos e aborda a relação do empresário com seu pai, Roberto Marinho. A nota foi lida na Globo ao longo da cobertura especial do dia. Veja:
“No dia em que a televisão brasileira acordou já com saudades de um de seus grandes talentos, lembro com carinho e gratidão dos anos em que Silvio Santos ajudou a escrever também a história da Globo. De 1965 a 1969, o ‘Programa Silvio Santos’ foi exibido pela TV Globo para a cidade de São Paulo e depois, até 1976, foi levado para todo Brasil. Já desde então se destacavam a alegria e o talento que divertiram os domingos dos brasileiros e inspiraram tantos profissionais. É com carinho que me recordo também da relação de amizade, admiração e respeito mútuos que tinha com meu pai, Roberto Marinho, com quem compartilhou três grandes paixões: a comunicação, a televisão e o Brasil. À família, aos amigos, aos colegas do SBT e aos fãs, a nossa solidariedade. Ao Silvio, nosso muito obrigado.”
A Record, em comunicado em nome de Edir Macedo e de sua família, do CEO da emissora, Marcus Vinicius Vieira, bem como de seus funcionários, diretores e colaboradores, diz que “infelizmente chegou o dia em que Silvio Santos em seu público se separam”.
“A TV nacional foi construída pela ação heroica e visionária de empresários audaciosos que ousaram simplesmente inventá-la. Silvio Santos, nesse enredo, foi um personagem único. Dentre estes pioneiros, somente ele trabalhou para além dos bastidores e das decisões empresariais, colocando seu rosto, sua voz e um carisma inigualável à frente das câmeras. Em 93 anos de vida, mais de 60 se confundem com a televisão. Silvio Santos foi camelô, animador de circo, locutor e radialista em seus primeiros passos profissionais. E cada um deles parecia destinado a levá-lo para a carreira que o tornaria célebre para todos os brasileiros, a de homem de TV. Porque Silvio Santos não era tão somente apresentador ou proprietário de uma emissora, ele era a TV. Personificando-a como ninguém, Silvio Santos ajudou a moldá-la com seu estilo único e personalista, contribuindo para sua consolidação como a mídia mais importante para o brasileiro em todos os cantos do país.”
A Record ainda destaca o efeito que Silvio Santos deixa para os domingos no Brasil e sua atuação como empresário, lembrando que ele também foi sócio da Record, na década de 1970. “Seu legado como comunicador, empresário e cidadão certamente continuarão a servir como exemplo e inspiração a todos que sempre o admiraram”, diz a nota.
João Saad, presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, declarou que a TV brasileira está de luto. “Em nome da família Saad e da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão me solidarizo com os seus familiares e companheiros de trabalho do SBT . Silvio Santos foi o maior comunicador da história da TV Brasileira. Deixa gerações de fãs e de seguidores e um enorme legado que não será esquecido“, declarou.
O Grupo Jovem Pan também divulgou comunicado em que diz: “Ao longo de décadas, Silvio Santos construiu um legado incomparável, cativando e entretendo gerações com seu talento inconfundível e carisma singular. Silvio revolucionou a televisão no Brasil, tornando-se um exemplo de empreendedorismo e perseverança, além de ser uma referência no mundo da comunicação. Sua trajetória deixa marcas profundas e continuará inspirando a todos que valorizam sua enorme contribuição para o entretenimento no País. Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, a todos os colaboradores das empresas do Grupo Silvio Santos e a todos que compartilham desta perda irreparável. Que o legado e a memória de Silvio Santos permaneçam vivos no coração de todos os brasileiros”, declarou o comunicado do grupo.
A Warner Bros. Discovery, grupo que administra diversos canais lineares da TV paga e plataformas de streaming, também divulgou comunicado sobre o apresentador. “A Warner Bros. Discovery Brasil lamenta profundamente o falecimento do empresário e apresentador Silvio Santos. Neste momento de pesar, nos solidarizamos com sua família, amigos e colaboradores do SBT. Silvio Santos foi um dos maiores comunicadores de todos os tempos e um empresário de destaque na televisão brasileira. Deixará para sempre uma marca inconfundível na indústria do entretenimento e da informação.”
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou as redes sociais para dizer que “Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do País”, veja:
Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país.
Carioca, filho de imigrantes, Senor Abravanel, seu nome de batismo, foi um empreendedor que iniciou sua vida como vendedor ambulante e construiu uma grande rede… pic.twitter.com/mkqiOQGDcG
— Lula (@LulaOficial) August 17, 2024
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, escreveu que “hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas ‘alguém de casa’: de todas as casas”.
Quando ligávamos a televisão ele estava sempre lá, como se fosse parte de nossas famílias. Por isso, hoje o Brasil não perdeu apenas um de seus maiores comunicadores, mas “alguém de casa”: de todas as casas. Com uma voz inconfundível, uma simplicidade cativante e um microfone na… pic.twitter.com/adlp555eax
— Geraldo Alckmin (@geraldoalckmin) August 17, 2024
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira escreveu nas redes sociais que o Brasil perdeu um dos maiores nomes da história da comunicação:
O Brasil perdeu hoje um dos maiores comunicadores da história da televisão. Minha solidariedade e orações à família e aos amigos de Silvio Santos neste momento tão triste.
Sua trajetória pessoal, familiar e profissional é exemplo para todos os brasileiros. pic.twitter.com/PjWSd7Wj8s— Arthur Lira (@ArthurLira_) August 17, 2024
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também se pronunciaram sobre a morte de Silvio Santos, incluindo o presidente da casa, Luís Roberto Barroso:
Um dos maiores comunicadores do Brasil, Silvio Santos tem história de sucesso empresarial que sempre será exemplo. Deixa marca eterna na comunicação por sua conexão única com o público e que atravessou gerações. Meus sentimentos à família, aos amigos e aos funcionários do SBT.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) August 17, 2024
O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou, no X: “Ser humano querido e profissional tão admirado, Senor Abravanel foi exemplo de vitória e superação e Silvio Santos referencial de carisma e humildade e sinônimo de alegria para os brasileiros”:
Hoje todo o Brasil lamenta a despedida do maior comunicador da história do nosso país. Ser humano querido e profissional tão admirado, Senor Abravanel foi exemplo de vitória e superação e Silvio Santos referencial de carisma e humildade e sinônimo de alegria para os brasileiros… pic.twitter.com/qjw5jOTiq9
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) August 17, 2024
Artistas, comunicadores e profissionais da TV também usaram as redes sociais para destacar a importância de Silvio Santos. Celso Portiolli, apresentador do SBT e profissional que, por décadas, trabalhou com Silvio Santos, fez um post para homenagear o apresentador:
Eliana, que teve duas passagens pelo SBT, sendo a última delas encerrada em junho, após 15 anos, usou o Instagram para postar uma homenagem ao comunicador. Eliana faz parte, atualmente, do elenco da Globo:
Ícone do elenco do SBT, Carlos Alberto de Nóbrega postou uma foto no Instagram para se despedir do amigo:
Outro comunicador do SBT, Carlos Massa, o Ratinho, também fez uma homenagem a Silvio, a quem chamou de mestre de televisão brasileira:
Apresentadora da TV Globo, Ana Maria Braga postou um vídeo em seu perfil nas redes sociais em que comenta que “a TV volta a ficar em preto e branco”:
Também da Globo, Luciano Huck publicou uma foto ao lado de Silvio Santos e da esposa, Angélica, dizendo que ele foi “o primeiro comunicador a compreender o real tamanho do Brasil, a não ignorar a diversidade da nossa população e a estender o microfone e as câmeras para todos os brasileiros”:
Narrador e locutor esportivo, Galvão Bueno também se manifestou sobre Silvio Santos:
Morreu hoje um gênio!!
Silvio Santos!! De camelô nas ruas do Rio de Janeiro a fundador e dono de uma das maiores redes de televisão do Brasil, Silvio Santos, o dono do palco, deixa uma obra gigantesca!! Das maiores, no mundo, como comunicador!!— Galvão Bueno (@galvaobueno) August 17, 2024
Revelada no Programa Silvio Santos, ainda criança, a atriz, apresentadora e empresária Maisa Silva também fez sua homenagem a Silvio Santos:
Apresentador da Record e intérprete de Silvio Santos em um longa-metragem sobre o apresentador, que estreará nos cinemas em setembro, Rodrigo Faro celebrou o legado do comunicador para a TV:
O perfil oficial da Netflix Brasil homenageou Silvio Santos, declarando que a TV não será a mesma sem ele:
A TV brasileira não seria a mesma sem ele.
Muito obrigada por ter feito tanto pelo entretenimento e por levar alegria pra todos os brasileiros. Silvio Santos é eterno, e a saudade também será.
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) August 17, 2024
A CazéTV, canal de transmissões esportivas no ambiente digital, fez uma postagem classificando Silvio Santos como o Rei da TV brasileira:
Hoje nos despedimos do MAIOR comunicador brasileiro de todos os tempos.
Silvio, obrigado por alegrar as casas de milhões de brasileiros por mais de 65 anos! Seu legado será eterno! pic.twitter.com/JH7bxNmjWy
— CazéTV (@CazeTVOficial) August 17, 2024
Praticamente todos os grandes clubes de futebol do Brasil usaram as redes sociais para homenagear o apresentador. O Corinthians, um dos times do coração de Silvio — cuja paixão ele eternizou em uma música — celebrou o comunicador:
O Corinthians lamenta com pesar a morte de Senor Abravanel, o Silvio Santos, aos 93 anos.
Um dos maiores apresentadores da história do Brasil, Silvio Santos comandou os domingos do SBT por muitas décadas. Sempre irreverente, Silvio nunca escondeu sua paixão pelo Timão.… pic.twitter.com/ru1Pgguv1S
— Corinthians (@Corinthians) August 17, 2024
O Fluminense, clube para o qual Silvio também dizia torcer, desde a infância, também o homenageou:
A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), para a qual, desde 1997, o SBT abre um espaço anual para a campanha do Teleton, celebrou a memória de Silvio Santos:
A AACD, em nome de todos os seus pacientes, colaboradores e voluntários, recebe com profunda tristeza a notícia da morte de Silvio Santos. Maior nome de todos os tempos da televisão brasileira, o apresentador e empresário é figura fundamental na história da Instituição. No fim… pic.twitter.com/cPyWOWFCIj
— aacdoficial (@AACD) August 17, 2024
– Por Silvio Santos, mídia se mobiliza, muda grade e faz especiais
– Do Baú da Felicidade à Jequiti: as marcas de Silvio Santos
– O Rei da TV: como a série retratou o magnetismo de Silvio Santos
– Das ruas do Rio às telas do Brasil: a trajetória de Silvio Santos
– Hugo Rodrigues: “Silvio Santos era o rei do conteúdo”
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo