Vip lança novo projeto gráfico e editorial
Revista da Abril volta a falar a executivos, destacando Abílio Diniz e Roberto Justus em primeira edição reformulada
Revista da Abril volta a falar a executivos, destacando Abílio Diniz e Roberto Justus em primeira edição reformulada
Victória Navarro
1 de março de 2017 - 14h29
Depois de 20 anos estampando modelos e atrizes sensuais em suas capas, a Vip também passa a destacar homens. O conteúdo já era voltado ao público masculino, mas a novidade faz parte do novo posicionamento do título, que vem se intensificando desde janeiro e chegará ao ápice na edição de março. Vem com uma série de mudanças que inclui identidade visual, organização do conteúdo e novas seções: Boa Vida, Motor e Você que chegam para acompanhar Conexões, Estilo e Ideia, que já existiam, além das reportagens usuais.
“O homem de hoje continua ligado ao trabalho e à carreira, mas de um jeito diferente da década de 1980 e 1990″
Lançada em junho de 1981 como um especial de Exame e, mais tarde, em julho de 1985, como um suplemento da revista de negócios, o título era dirigido a empresários e executivos. Há 15 anos circula independentemente e busca, desde então, trazer uma pauta inspiradora para seu público masculino. Segundo Ivan Padilla, diretor de redação da Vip, a ideia da reformulação atual é, justamente, reaproximar a revista do que a Exame Vip fazia. “O homem de hoje continua ligado ao trabalho e à carreira, mas de um jeito diferente da década de 1980 e 1990. Agora, ele leva em consideração o equilíbrio com a vida social”, explica.
O título da Abril promete dialogar com um homem mais maduro, na faixa dos 30 a 40 anos, AB — antes, se dirigia a um público jovem. Essa mudança foi pautada por pesquisa junto ao leitor realizada com a Neogama no ano passado. Com Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, na capa da próxima edição, a Vip busca abordar mais o lado pessoal do que profissional do executivo. Antes, o último ciclo de rostos masculinos na capa havia se encerrado com o economista Gustavo Franco, em abril de 1997 e, depois dele, as mulheres dominaram a cena. “Apesar de retornar à capa masculina — que não vai ser sempre —, continuaremos com os ensaios sensuais femininos que, claro, complementem o requisito de beleza, mas que tragam o que pensam sobre o mundo e sobre os homens”, relata o diretor de redação.
A nova Vip traz ainda um formato de “entrevistão” que tornou-se clássico na Playboy, título que a Abril deixou de publicar em 2015 e, em 2016, retornou às bancas brasileiras de forma independente. “Era uma entrevista feita com mais tempo, de dois a três encontros, criando uma relação com o entrevistado. Queremos replicar isso e trazer sempre alguém em destaque”, conta Ivan. Na Vip, a seção recebe o nome de Papo Reto e contará com Roberto Justus em sua primeira edição completamente reformulada.
Detentora de títulos como Alfa Homem até 2013 e Men’s Helth e Playboy até 2015, a Vip foi a única revista masculina que restou nas mãos da Editora Abril. De acordo com Ivan, a partir do momento que o Grupo constatou essa mudança, veio junto a percepção de transformação do homem moderno. “Ele está mais sofisticado, mais ligado a assuntos como moda e gastronomia, por exemplo. Tinha um descompasso entre a linguagem da Vip com o homem de hoje. Então, a linguagem e o posicionamento tinham de ser mudados”, complementa.
Em seus editoriais de moda, por exemplo, a Vip pretende ser mais prática e didática. “A ideia não é fazer outra GQ, que fala muito com o alto luxo e tem uma preocupação maior com moda e com alta mo- da. Talvez muito avançada para o homem de hoje. A gente quer dar informação nesse sentido, mas de uma forma mais fácil e também com boas marcas do mercado nacional”, descreve Ivan Padilla, que esteve por quatro anos e meio na revista mas- culina da Globo e assumiu como diretor de redação do título da Abril em outubro de 2016. “Nós, aqui da Abril, imaginamos que a nova Vip causará um impacto enorme no público. A revista se tornará mais atraente para o anunciante”, aposta.
Compartilhe
Veja também
Globo fecha acordo com Amazon Prime na América Latina
Novela de sucesso da emissora, Avenida Brasil, já está disponível no serviço de streaming da Amazon para região, com exceção do Brasil
Meio & Mensagem estreia a série especial Podcasters
Em cinco episódios, série entrevista personalidades que comandam alguns dos podcasts mais bem-sucedidos do País