VOD é a nova televisão do público infanto-juvenil, diz pesquisa

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Mídia

VOD é a nova televisão do público infanto-juvenil, diz pesquisa

Levantamento da Kids Corp. aponta que consumo sob demanda é o principal para 54% de crianças e jovens contra 32% para a mídia tradicional


6 de setembro de 2024 - 10h43

VOD infanto-juvenil

(Crédito: Shutterstock)

A mudança na forma de consumo de conteúdo, com ofertas de filmes, séries, programas, jogos e outros tipos de entretenimento em diversas telas, já vem impactando diretamente a relação de todos os públicos, sobretudo os mais jovens, com as mídias tradicionais.

Um novo estudo realizado pela Kids Corp, com crianças e jovens de 3 a 18 anos, de diversas regiões da América Latina, apontou que o consumo de vídeo digital por esse público é bem superior ao da mídia tradicional.

Segundo a pesquisa, que contou com respostas de 4807 pessoas, o consumo de entretenimento de conteúdo por plataformas digitais é a principal atividade para 54% das crianças e jovens. Já a mídia tradicional foi citada por principal plataforma de consumo de conteúdo por 32% desse grupo.

Em termos de tempo dedicado à essas atividades, contudo, a pesquisa registrou praticamente um empate: o consumo sob demanda ocupa um tempo diário de 85 minutos enquanto o consumo de mídia tradicional obteve média de 81 minutos.

Canais mais assistidos

A Kids Corp. também mapeou os 10 canais mais assistidos por crianças e adolescentes. Em relação ao VOD, Netflix e YouTube lideram, com diferenças de consumo entre as diferentes idades.

Na lista dos canais lineares mais assistidos por esse público, figuram Cartoon Network, Globo, Discovery Kids e Disney Channel.

A pesquisa também procurou avaliar a frequência de consumo entre essas plataformas, descobrindo que crianças e jovens, independentemente do dia, consomem mais TV e vídeo sob demanda durante à tarde. Aos finais de semana, porém, a frequência aumenta, em todos os momentos do dia.

Já durante o dia, considerando os períodos de manhã e tarde, as crianças são o público maior da televisão. Já o YouTube é amplamente consumido pelos adolescentes, com maior uso no período da tarde.

A força dos videogames

A pesquisa também apontou como os videogames têm forte presença no cotidiano de consumo de conteúdo e entretenimento de crianças e jovens. De cada dez crianças e jovens participantes da pesquisa, seis jogam algum tipo de game.

Os tipos de videogame preferidos também variam de acordo com os segmentos etários. Crianças de 3 a 5 anos gostam mais de jogos de plataforma e de criação de conteúdo; crianças de 6 a 12 anos preferem jogos de mundo aberto, de estratégia ou battle royale e adolescentes, da faixa dos 13 aos 18 anos, dão preferência a jogos de ação, esportes e battle Royale.

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