Marcas e usuários comemoram suposta volta do X
Contas do Magalu, Duolingo e outras reagem a volta da rede social após suspensão; Anatel apura instabilidade no bloqueio de algumas redes
Marcas e usuários comemoram suposta volta do X
BuscarMarcas e usuários comemoram suposta volta do X
BuscarContas do Magalu, Duolingo e outras reagem a volta da rede social após suspensão; Anatel apura instabilidade no bloqueio de algumas redes
Meio & Mensagem
18 de setembro de 2024 - 12h47
Na manhã desta quarta-feira, 18, diversos usuários no Bluesky e Threads alegaram que o X havia voltado a ficar disponível no Brasil.
A rede social está suspensa desde o final de agosto, após a determinação de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ainda que com certo atraso na atualização do feed e lentidão no carregamento de vídeos e imagens, o X voltou a funcionar para alguns usuários. O acesso pôde ser feito tanto pelo aplicativo via smartphone, quanto na versão para desktop, mesmo sem o uso de VPN.
À Folha de S. Paulo, o STF apontou que, aparentemente, a suposta volta se trata apenas de uma instabilidade no bloqueio de determinadas redes. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) declarou que não houve nenhuma alteração na determinação de Moraes e que apura o caso.
Apesar disso, usuários comemoraram a suposta volta na própria plataforma. Algumas postagens brincaram que era preciso aproveitar os últimos minutos na rede antes que a Anatel e o ministro Moraes acordassem e a retirassem do ar, uma vez que o retorno do X aconteceu logo pela manhã.
Outros compararam a volta da plataforma ao ar como um ex-namorado(a) que manda mensagens, mas que logo pode sumir novamente.
Ainda não há informações se aqueles que acessaram o X durante a instabilidade serão multados. No início de setembro, o STF determinou que multaria em R$ 50 mil ao dia os usuários que acessassem a rede social utilizando VPN.
As marcas também se expressaram em suas contas no X. Na conta do Magalu, a influenciadora virtual Lu postou: “Tô muito emocionada com esse comeback, vou chorar! (e olha que eu nem choro pq sou virtual”, entre outros.
O Duolingo também se manifestou, escrevendo: “como é bom postar aqui sem precisar da internet de bairro da menina da minha equipe”. A conta fez referência a um posts realizados logo após a determinação de Moraes ser confirmada.
Além disso, o Burger King repostou uma mensagem de 29 de agosto, com uma foto do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, em que escreveu: “te vejo aqui?”.
Na última terça-feira, 17, a Casa Branca condenou o Brasil por proibir que a população tenha acesso ao X.
Em resposta à repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, durante uma coletiva de imprensa, Karine Jean-Pierre, secretária de imprensa da Casa Branca, afirmou: “Quando se trata de mídia social, fomos muito claros ao dizer que achamos que as pessoas devem ter acesso a ela. É uma forma de liberdade de expressão”.
Em seu perfil no X, Elon Musk reagiu à fala de Jean-Pierre: “Inesperado, mas bem-vindo”.
Compartilhe
Veja também
Como criadores se preparam para o possível banimento do TikTok
Com a legislação anti-TikTok tramitando no Congresso dos Estados Unidos, influenciadores estão desenvolvendo planos de contingência
Meta afirma à AGU que fim da checagem começará apenas nos EUA
Documento enviado a AGU será discutido em reunião técnica, que deverá acontecer nesta terça-feira, 14 sob a coordenação do órgão do governo