Assinar

Warner Bros. firma acordo com startup de inteligência artificial

Buscar

Warner Bros. firma acordo com startup de inteligência artificial

Buscar
Publicidade
Mídia

Warner Bros. firma acordo com startup de inteligência artificial

Parceria com a Cinelytic vai usar sistema de gerenciamento de projetos por machine learning e IA para auxiliar na tomada de decisões na fase inicial de produções


9 de janeiro de 2020 - 12h32

Apesar de não garantir qual será o próximo sucesso, tecnologia é capaz de ajudar na tomada de decisões e prever desempenho nos cinemas (Crédito: Warner Bros. Entertainment)

A inteligência artificial está ganhando espaço no mundo do cinema. Nesta quarta-feira, 8, a Warner Bros. anunciou publicamente seu contrato com a startup de gerenciamento de projetos por machine learning e IA Cinelytic. A ideia é que o algoritmo da empresa ajude na tomada de decisões na produção de filmes e seja capaz de prever seu desempenho com o público.

Segundo informações do site The Hollywood Reporter, a Warner pretende aproveitar os dados e análises preditivas do sistema para orientar as decisões durante as fases iniciais de desenvolvimento das produções. A tecnologia também seria responsável por mensurar o valor de determinada celebridade no território em que o filme será exibido e quantas pessoas ele levará aos cinemas e outras plataformas de exibição.

Apesar de não garantir total assertividade na hora de escalar qual filme será um sucesso, a plataforma irá poupar tempo e dinheiro dos executivos, dando parâmetros para soluções em distribuição, marketing, embalagens e até na escolha das datas de lançamento. A tecnologia também promete ser eficiente em festivais, quando as empresas precisam precificar uma produção em pouco tempo.

A Warner Bros. não é a primeira empresa do ramo a buscar as soluções da Cinelytic. A startup fundada há quatro anos arrecadou US$ 2,25 milhões em um acordo com a T&B Media Global e fechou contratos com a Ingenious Media e Productivity Media.

O avanço da inteligência artificial no cinema tem dividido opiniões entre os profissionais. Por serem treinadas com dados históricos, as ferramentas de machine learning tendem a focar em padrões que levaram a sucessos passado, o que não garante que as previsões agradem a audiência no futuro. Por outro lado, as ferramentas são capazes produzir análises mais rápido do que seria possível com a capacidade humana.

*Crédito da foto no topo: iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Fox diz ter vendido todos os anúncios para o Super Bowl de 2025

    Emissora de TV cobrou cerca de US$ 7 milhões por cada comercial de 30 segundos no grande evento da NFL, marcado para 9 de fevereiro

  • Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Globo adquire controle da Eletromidia e avança no out-of-home

    Grupo de mídia, que já era dono de 27% das ações da empresa, assume mais 47% do negócio, passando a controlar a operação de OOH