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Webedia encerra operações da Digital Stars

Entre as maiores agências de influenciadores do Brasil, empresa tinha em seu casting nomes como Felipe Castanhari, Pyong Lee, Christian Figueiredo, Malena e outros


27 de setembro de 2019 - 16h52

 

A Digital Stars mantinha em seu casting nomes como Felipe Castanhari, Pyong Lee, Christian Figueiredo, Malena e outros (Crédito: Reprodução)

A Digital Stars, uma das maiores agências de influenciadores do Brasil, de propriedade do grupo francês Webedia, está encerrando suas operações. A Digital Stars mantinha em seu casting nomes como Felipe Castanhari, Pyong Lee, Christian Figueiredo, Malena e outros, e era responsável pela interlocução dos influenciadores com marcas, desenvolvimento de projetos de inserção nos canais, assessoria de imprensa e contato com os fãs. De acordo com Tarek Homsi, CEO da Webedia, o encerramento se justifica por uma nova estratégia da Webedia em relação a influenciadores. “O modelo de negócios atual da Digital Stars, baseado essencialmente em contratos de exclusividade com os influenciadores, está sendo modificado pelo grupo Webedia Brasil”, afirmou.

Fundador, Luiz Felipe Barros deixou a Digital Stars em fevereiro deste ano (Crédito: Divulgação)

A Webedia passou a investir na Digital Stars em março de 2016. Na ocasião, o então CEO da Webedia Brasil, Cyrille Reboul, reforçou que a agência era estratégica, na medida em que aumentava o interesse das marcas pelo marketing de influência. “Tínhamos o objetivo de trazer a estrutura da Mixicom para o Brasil, empresa adquirida pela Webedia em 2015 que é líder no mercado francês de influenciadores, mas quando conhecemos a Digital Stars e vimos a qualidade do trabalho e do casting exclusivo que eles possuem, tivemos certeza que o melhor caminho era investir na empresa”, afirmou Reboul à época.

Em abril de 2018, em parceria com a Globosat e o Rock in Rio, a Digital Stars anunciou o Like Fest, evento de cultura digital e influenciadores cuja primeira edição seria em abril deste ano no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo, no entanto, o evento não ocorreu. A Digital Stars foi fundada em 2015 por Luiz Felipe Barros, que deixou a agência em fevereiro deste ano e, atualmente, é vice-presidente de data e produtos digitais da AB Inbev. A agência era comandada, desde então, por Alessandro Visconde, então sócio e, posteriormente CEO da Digital Stars.

Em entrevista ao Meio & Mensagem, em julho de 2018, Barros afirmou que, diante do aumento do interesse das marcas por influenciadores, era importante ter atenção na gestão dos valores e da carreira desses profissionais. “A principal reflexão é que, ao contratar um influenciador, é importante que as marcas conheçam seu perfil, seu conteúdo e como é o relacionamento com seu público. As marcas mais maduras sabem que trabalhar com influenciadores deve ser parte de seu mix de comunicação, e não a única ferramenta”, disse à época.

Tarek Homsi, CEO da Webedia explica os motivos que levaram ao fechamento da operação:

Meio & Mensagem – O que levou ao encerramento da Digital Stars no Brasil?
Tarek Homsi – O modelo de negócios atual da Digital Stars, baseado essencialmente em contratos de exclusividade com os influenciadores, está sendo modificado pelo grupo Webedia Brasil. De um lado, a operação retinha um percentual (revenue share) dos projetos que fechava para os influenciadores, e, de outro lado, oferecia toda uma gama de serviços acessórios aos influenciadores. Esse modelo de negócios, que permitiu o rápido crescimento da Digital Stars no mercado brasileiro, começou a se mostrar, a longo prazo, cada vez mais difícil de sustentar. Por esse motivo, decidimos integrar na Webedia Brasil as atividades de marketing de influência, não mais operando nesse segmento como um negócio autônomo e independente das demais atividades do grupo.

Como fica a estratégia da Webedia agora em relação ao marketing de influência?
A relação direta entre as atividades da Webedia e os influenciadores digitais permanece no coração da estratégia do grupo, no Brasil e no mundo. Vamos continuar a evoluir nossas atividades de marketing de influência, internalizando toda a experiência obtida ao longo dos anos de atuação nesse mercado. Assim, o grupo mantém sua expertise e sua capacidade de atuar no segmento de influencer marketing, envolvendo influenciadores digitais em seus projetos comerciais e editoriais.

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