X altera endereços IP para restaurar acesso no Brasil, diz Abrint
De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a alteração teria gerado o retorno do acesso à rede; Anatel e STF ainda não se manifestaram
X altera endereços IP para restaurar acesso no Brasil, diz Abrint
BuscarX altera endereços IP para restaurar acesso no Brasil, diz Abrint
BuscarDe acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, a alteração teria gerado o retorno do acesso à rede; Anatel e STF ainda não se manifestaram
Meio & Mensagem
18 de setembro de 2024 - 15h20
O X, rede social de Elon Musk atualmente suspensa no Brasil, teria atualizado seu aplicativo para celulares por meio da alteração de endereços IP, que identifica um dispositivo conectado a uma rede.
Ao Valor EDconômico, Basílio Rodriguez Perez, conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), afirmou que a mudança foi aplicada a uma atualização do aplicativo da rede social para celulares.
Segundo o veículo, a partir da alteração, seria possível driblar o bloqueio no País. Ainda, sob essa condição, as ordens de suspensão de Moraes perdem a validade no território brasileiro.
Na manhã desta quarta-feira, 18, usuários brasileiros relataram a volta do acesso ao X, tanto via celular, quanto via desktop. O suposto retorno gerou diversas manifestações, inclusive por parte de marcas como Magalu e Duolingo na plataforma.
O conselheiro da Abrint explicou que a plataforma de Musk teria adotado um mecanismo de proxy reverso, ou seja, um servidor que opera como um intermediário entre os usuários e o X.
O serviço seria da empresa Cloudflare, que fornece segurança para mais de 20 milhões de sites – incluindo instituições financeiras no Brasil – o que dificultaria um novo bloqueio no País.
Agora, as operadoras dependem de instruções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para determinar os próximos passos diante do acontecimento.
Compartilhe
Veja também
BBB 25 já bate recorde comercial e garante 19 marcas
Faturamento do reality da Globo já pode ter ultrapassado a casa dos R$ 600 milhões e deve ampliar as cifras após a estreia, no dia 13 de janeiro
MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone
Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo