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X processa mais anunciantes por boicote conjunto à plataforma

Processo contra a Global Alliance for Responsible Media (Garm) foi aberto em 2024 e, agora, Elon Musk expande queixa à Nestlé, Colgate, Pinterest, Lego e outros


3 de fevereiro de 2025 - 11h29

Passados seis meses da abertura de uma ação judicial contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM), Elon Musk acrescenta novos anunciantes em um processo que os acusa de um boicote publicitário mirando o X, antigo Twitter.

x anunciantes

X, antigo Twitter, enfrentou uma fuga de anunciantes por falta de segurança de marca na plataforma após compra de Elon Musk, em abril de 2022 (Crédito: Frederic Legrand/Shutterctock)

A empresa alterou a queixa para incluir nomes como Nestlé, Abbott Laboratories, Colgate-Palmolive, Lego, Pinterest, Tyson Foods e Shell, conforme aponta reportagem do Business Insider. Eles se juntam a um grupo de anunciantes que já conta com CVS Health, Mars e Twitch.

O processo foi aberto em agosto do ano passado em um tribunal federal do estado do Texas. O X alegava que um grupo de anunciantes estaria coordenando o boicote à plataforma, uma vez que a rede social enfrentou uma fuga devido à questões de brand safety assim que Musk assumiu o controle do ex-Twitter, em abril de 2022.

A companhia apontou que a World Federation of Advertisers (WFA) havia organizado o boicote por meio da GARM, “com o objetivo de coagir o Twitter a cumprir os Padrões de Segurança da Marca GARM para satisfação da GARM”. Isso teria levado o X, segundo a própria empresa, a não ser considerado um concorrente eficaz na venda de publicidade digital.

Porém, também no ano passado, a WFA anunciou o encerramento das atividades da GARM. A iniciativa surgiu como uma forma de aumentar a transparência no posicionamento da publicidade nas redes sociais, fornecendo ferramentas voluntárias para auxiliar anunciantes a evitar e apoiar, de forma não proposital, conteúdos ilegais e prejudiciais.

“A GARM é uma iniciativa pequena, sem fins lucrativos, e alegações recentes que infelizmente interpretam mal seu propósito e atividades causaram uma distração e drenaram significativamente seus recursos e finanças. A WFA, portanto, está tomando a difícil decisão de descontinuar as atividades da GARM”, escreveu a World Federation of Advertisers no comunicado.

A GARM contava não só com anunciantes, como P&G e Unilever, como membros, mas também outras plataformas como Meta, Alphabet e ByteDance. Alguns dos membros pararam de anunciar no X, enquanto outros diminuíram o investimento em mídia na plataforma de maneira substancial.

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