Assinar

Yahoo desenvolve estratégia para marcas na Black Friday

Buscar

Yahoo desenvolve estratégia para marcas na Black Friday

Buscar
Publicidade
Mídia

Yahoo desenvolve estratégia para marcas na Black Friday

Daniela Galego, sales manager e industry leader da empresa, explica o uso de algoritmos e inteligência de dados para gerar insights sobre a jornada do consumidor


20 de outubro de 2021 - 11h35

Daniela Galego, sales manager e industry leader no Yahoo (Crédito: Divulgação)

Unindo os meios físicos e online de compra, a Black Friday deste ano deverá ser a mais lucrativa da história, conforme estima o varejo. Neste cenário, as marcas devem ser capazes de entender os momentos de conteúdo dos consumidores ao longo da jornada, vivenciados em diversos canais. É o que defende Daniela Galego, sales manager e head of industry do Yahoo. Para auxiliar as marcas nesse sentido, a empresa criou estratégia para que os players compreendam, a partir de dados, os pontos de interesse dos clientes. Dessa forma, é possível entender as decisões de compra e direcionar mensagens personalizadas e incentivar a fidelização. 

Unindo estratégias de curto a longo prazo, a Yahoo aliou a expertise em mídia, tecnologia e inovação atuando em dez pontos principais: inteligência de dados, formatos que geram experiências, amplificação multi-tela, relevância contextual, otimização, transformação de ativações em experiências, engajamento e interatividade, o poder da influência, mensuração aberta e usuário no centro da comunicação. As soluções integradas visam aliviar o desafio das marcas de disputa pela atenção dos consumidores em meio a um bombardeio de informações, proporcionando meios para a criação de ações mais assertivas em meios como mobile, tv conectada, desktop. O algoritmo começou a ser testado em datas comemorativas pontuais, como a Semana da Pátria e o Dia das Crianças, e deverá seguir até o Dia do Solteiro, passando pela Black Friday e voltando à tona no Natal.  Daniela comenta sobre o evento e dá detalhes da estratégia do Yahoo.

Meio & Mensagem – A digitalização, que foi impulsionada pela pandemia e que ajudou a Black Friday do ano passado a registrar números recordes, deve provocar quais efeitos na Black Friday deste ano, em sua opinião?
Daniela Galego – Acredito que veremos novos recordes sendo batidos em 2021, uma vez que durante a pandemia o e-commerce se consolidou como o principal canal de compra para muitos consumidores. A data, que já era esperada em função de vantajosos descontos, deve alcançar novos patamares e públicos neste ano.

M&M – O Yahoo divulgou esse estudo que destaca a importância das marcas entenderem a jornada de seus consumidores para poderem oferecer ofertas mais convidativas da Black Friday. De que maneira é possível compreender essa jornada?
Daniela – Na verdade, não desenvolvemos um estudo, mas sim uma estratégia criada pelo nosso time de soluções apoiada no consumidor como ponto central, pois entendemos que compreender a jornada desse consumidor é fundamental para que as marcas tenham sucesso nessa data. Alcançar esse entendimento envolve se basear em dados de hábitos e comportamentos e cruzá-los com os meios e momentos de consumo. 

M&M – Na Black Friday, o maior atrativo para o consumidor costuma ser o preço (a oferta) oferecida pelas marcas. Além dessa questão, quais são os demais atributos que o consumidor tem levado em conta para escolher seus produtos?
Daniela  – Ao utilizar um canal de compra digital, para o consumidor é fundamental conhecer e confiar na marca, então vemos isso como mandatório. Por isso, recomendamos que os anunciantes reforcem a construção de awareness durante um período maior que apenas a Black Friday em si, pois isso gera mais confiança por parte dos consumidores e, consequentemente, melhores resultados.

M&M – De que forma a experiência omnichannel — ou seja, a interação com as marcas tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas digitais — deve pesar na Black Friday de 2021?
Daniela – Esse ano, especialmente, estamos focando na jornada omnichannel tendo o digital como propulsor, sob o ponto de vista de mídia. Nossa abordagem omnichannel garante impactar o consumidor em diferentes pontos de contato e momentos ao longo de toda jornada e em diferentes formatos e momentos, como falamos. O Yahoo, por exemplo, está preparado para ajudar anunciantes que desejam impactar o consumidor no ambiente digital em formatos de mídia tradicionais e também através de formatos disruptivos como TV conectada, telas digitais de OOH, conteúdos customizados e até formatos AR/VR.

M&M – Na época da Black Friday, os consumidores são geralmente inundados com uma quantidade enorme de mensagens e impactos de ofertas de marcas e produtos. É possível, dentro desse ambiente digital, criar uma diferenciação de comunicação que impacte as pessoas de forma mais significativa? Como isso pode acontecer?
Daniela – Além da importância da ressonância da mensagem e da sua distribuição ajustada ao canal e ao momento de consumo desse conteúdo, acredito que formatos imersivos são grandes aliados nesse cenário. Através das diversas soluções de formatos interativos e imersivos conseguimos proporcionar conexões mais próximas entre a marca e o consumidor. Nesse sentido, um dos pilares estratégicos da Black Friday do Yahoo é conteúdo e contexto, em que é possível criar aproximação com os usuários por meio de temas relevantes.

*Credito da imagem de topo: audioundwerbung/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band afasta rumores e garante Fórmula 1 em 2025

    Band afasta rumores e garante Fórmula 1 em 2025

    Em novo comunicado, emissora afirma ter feito novas reuniões com a Liberty Media e decidido por cumprir o contrato de transmissão até o fim do próximo ano

  • A onda de sucesso das novelas turcas entre o público brasileiro

    A onda de sucesso das novelas turcas entre o público brasileiro

    Record e Globoplay abrem espaço aos títulos, que têm ganhado a adesão fiel dos espectadores nacionais e gerado oportunidades de negócios