Yahoo lança banca virtual Livestand
Novo formato de anúncio para o aplicativo chega ao custo de US$ 500 mil para o anunciante
Novo formato de anúncio para o aplicativo chega ao custo de US$ 500 mil para o anunciante
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1 de novembro de 2011 - 3h03
Depois da chegada da Newsstand, da Apple, simultânea ao lançamento do iOS 5, o Yahoo, finalmente, anuncia para esta quarta-feira, 2, o aplicativo Livestand para tablet, sobre o qual a empresa fala desde o ano passado. A novidade, mais do que o lançamento, é a entrada do Yahoo no mundo dos anúncios de alto custo para tablets: o pacote publicitário com anúncios interativos em vídeo para a banca virtual do Yahoo chega ao mercado a um custo de US$ 500 mil para os anunciantes. O formato desse novo tipo de anúncio (chamado de “Living Ad” na Livestand do Yahoo), é liderado pelo iAd, da Apple.
Uma fonte de agência disse que o Yahoo procura parceiros potenciais para o pacote publicitário do Livestand que seria executado até o final do primeiro trimestre do ano que vem. O executivo afirmou que não pretende contratar o pacote. Pelo menos não antes de avaliar como a banca virtual do Yahoo será recebida pelos consumidores e editores. O Yahoo não comentou o preço para anúncios do novo aplicativo para tablets.
Concorrência
O Livestand é apenas o aplicativo mais recente no segmento de bancas digitais em um mercado já lotado, que tem nomes como Flipboard, Zite, AOL´s Editions e Pulse. Além da banca virtual da Apple, Newsstand. A questão é saber se o Yahoo conseguirá diferenciar sua oferta o suficiente para convencer os usuários de notícias a baixar e interagir com outro aplicativo agregador de notícias ou converter o conteúdo de outras “stands” já existentes.
O Yahoo tem conversado com os anunciantes sobre a maneira como educará o público para o novo aplicativo, inclusive a eventual migração de usuários de outros aplicativos móveis (iPad com iOS 5 e demais fabricantes equipados com Android) para Livestand e também como pode levar a sua audiência maciça – 177 milhões de visitantes únicos por mês nos Estados Unidos -, a baixar e instalar o Livestand. Um dos concorrentes já estabelecido do Yahoo, o Flipboard, foi baixado 3,5 milhões de vezes desde setembro.
O Livestand tem um desenho equivalente a uma revista de estilo e deve abrigar publicações de terceiros, com as quais o Yahoo compartilhará receita publicitária. Essas editoras também poderão vender seus próprios anúncios na plataforma (ou banca). Um dos parceiros do Yahoo, que terá publicações já no lançamento, disse que o site deverá ficar com 70% das receitas publicitárias vendidas com conteúdo alheio. O Livestand também deve incluir conteúdo original a partir dos próprios sites do Yahoo.
O Livestand é apenas mais uma das iniciativas do Yahoo para se tornar um grande player de publicidade móvel, um dos setores que mais tem crescido dentro do segmento de publicidade gráfica, com expectativa de chegar a US$ 1 bilhão este ano nos Estados Unidos e a US$ 1,2 bilhão no ano que vem. Como os usuários têm migrado de PCS para tablets ou ainda para outros dispositivos semelhantes (como um console de game, por exemplo) e telefones celulares, o Yahoo quer se assegurar de que pode exibir anúncios em todas as plataformas. É bom que o Yahoo corra: o Google pode anunciar sua própria banca virtual, a Propeller, muito em breve. O Propeller estaria atrelado ao Google +.
Compras
Embora circulem, de tempos em tempos, os rumores de venda do Yahoo, ora para a Microsoft, ora para o Google, no final das contas é o próprio Yahoo que tem feito compras: o portal acaba de adquirir a empresa de ad network Interclick por US$ 270 milhões.
Com Advertising Age.
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