YouTube deve lançar streaming de rádio
De olho na popularidade do portal, Google projeta serviço ?freemium? em segmento que já possui players consistentes, como Spotify e Pandora
De olho na popularidade do portal, Google projeta serviço ?freemium? em segmento que já possui players consistentes, como Spotify e Pandora
Meio & Mensagem
6 de abril de 2013 - 12h59
O YouTube deve lançar um streaming de música para assinantes ainda este ano. Segundo a revista Fortune, o serviço já tem unidade operacional e equipe comercial própria e se diferencia da plataforma de compras de música do Google Play por não envolver download e oferecer cobrança “porosa”, que também dará acesso a faixas gratuitas.
Diferentes taxas de inscrição poderão desbloquear recursos adicionais. Assinantes verão menos anúncios na interface conforme o pacote, chegando à modalidade de acesso total ao serviço, sem publicidade. Ainda não foram informados preços.
Embora anônimas, a revista cita fontes da indústria fonográfica e do próprio Google. Em nota oficial, a empresa despistou: "Se por um lado não comentamos rumores ou especulações, há criadores de conteúdo que consideram benéfico um fluxo de receita por meio desse tipo de assinatura, além de anúncios, por isso estamos atentos a isso."
Gravadoras ainda discutem a melhor forma de participar do projeto. Elas já recebem parte das verbas provenientes de anúncios que antecedem os clipes no YouTube ou de banners sobre os vídeos, mas ainda não se decidiram sobre a possibilidade de fornecer parte do conteúdo gratuitamente ao assinante básico, especialmente quando acessada a partir de dispositivos móveis. Há receios de que o formato "freemium" volte a fazer consumidores se acostumarem a não pagar por música e mantenha a receita intimamente ligada às vendas de anúncios. O lado bom é que esse mercado registrou em 2012 seu primeiro crescimento em 13 anos.
Também conta a favor a popularidade do YouTube, que é o serviço de vídeos mais visto do mundo e passou, em fevereiro, a ser fonte das métricas da Billboard. Muitos sucessos internacionais dos últimos anos começaram ou foram difundidos pelo portal do Google, como Call me Maybe, de Carly Rae Jepsen (418 milhões de visualizações) e o mega hit Gangnam Style, do coreano Psy (1,38 bilhões de visualizações).
Se confirmado, o projeto entra numa seara onde já estão concorrentes de peso, como Spotify e Pandora. A própria Apple estaria, segundo informações de mercado, negociando uma parceria com a Beats Electronic, empresa de tecnologia de áudio do produtor e rapper Dr. Dre (fabricante de uma popular linha de headphones), para a criação de uma rádio streaming dentro do iTunes, iniciativa que tem sido chamada de "Project Daisy". Apesar disso, o potencial de mercado é grande, já que poucos americanos aderiram aos produtos já existentes. Só no serviço de streaming mais popular, o Muve, tem apenas 1,4 milhão de clientes, seguido por Spotify, com cerca de 1 milhão.
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