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YouTube direciona comunicação para se posicionar como a nova TV

Em comunicado, CEO global da plataforma cita o Brasil como exemplo de consumo da rede social em TVs conectadas e anuncia ferramenta de dublagem automática por IA


14 de fevereiro de 2025 - 16h38

mídia google

Plataforma do Google adota posicionamento de televisão do consumo digital (Crédito: Shutterstock)

Nos Estados Unidos, as pessoas continuam assistindo televisão nos aparelhos tradicionais. Porém, o que está sendo sintonizado na telinha é algo diferente dos canais lineares. E o YouTube, plataforma de vídeos do Google, vem ocupando papel importante nessa nova forma de consumo de conteúdo.

De acordo com dados da Nielsen, a televisão já virou o principal device pelo qual as pessoas assistem ao YouTube nos Estados Unidos. E não é somente em território norte-americano que essa mudança acontece.

No Brasil, segundo dados da Cross Platform View Report, relatório elaborado pela Kantar Ibope Media, o YouTube já é o streaming mais assistido nas TVs conectadas do País, considerando o tempo de exibição.

Segundo essa aferição da Kantar, o YouTube ocupa 57% do share nos streamings, em TVs conectadas, entre os brasileiros maiores de 18 anos.

Esses dados, inclusive a performance brasileira, foram citados diretamente pelo CEO global do YouTube, Neal Mohan, em carta publicada no site oficial da plataforma, que celebra 20 anos de existência em fevereiro.

Além de fornecer um panorama geral do alcance da plataforma ao longo dessas duas décadas, o CEO do YouTube deixou clara a intenção que já vinha aparecendo em suas comunicações anteriores: a de se posicionar como a nova televisão, na era do consumo digital.

“Testemunhamos uma mudança dramática na forma como as pessoas criam e desfrutam de conteúdo. A TV ultrapassou o celular e agora é o principal dispositivo para visualização do YouTube nos Estados Unidos (por tempo de exibição)”, frisou o executivo.

Mohan disse, ainda, que o YouTube já ocupa, há dois anos, o primeiro lugar em tempo de exibição de streaming nos EUA. Essa mensagem aponta que, atualmente, a plataforma está menos focada nas divisões entre consumo de mídia digital e tradicional e mais orientada a se posicionar como o território pelo qual as pessoas sintonizam e consomem o que está acontecendo, conectando-se, assim, com os noticiários e com a cultura pop.

Startups de Hollywood e podcasters

Na mesma carta, o CEO da plataforma citou que os youtubers são “as startups de Holluywood”, em referência à capacidade dos creators de elaborar novos meios de produção e distribuição de conteúdo.

“Em todo o mundo, os criadores estão trazendo uma mentalidade de startup para Hollywood: apoiando-se em novos modelos de produção, construindo estúdios para elevar a qualidade de sua produção e explorando novos caminhos criativos”, declarou o CEO.

Para apoiar essa comunidade, o líder global do YouTube prometeu aprimorar as ferramentas que os ajudem a ganhar dinheiro através da plataforma. Uma delas, por exemplo, são as recomendações de compras nos canais.

Outro tópico que o CEO abordou como ponto importante para a plataforma é a consolidação como o território propício para o consumo de podcasts. Nos Estados Unidos, segundo Mohan, o YouTube é o canal pelo qual as pessoas mais consomem podcasts e lançará, em 2025, mais ferramentas direcionadas a esse tipo de criador de conteúdo, bem como pretende facilitar a descoberta de podcasts pela audiência.

Inteligência artificial

No comunicado, o CEO também falou sobre como a plataforma vem procurando fazer uso de inteligência artificial (IA).

Até o fim do mês, segundo ele, o YouTube terá uma ferramenta de dublagem automática, disponível para todos os creators que fazem parte de seu programa de parcerias. A função permitirá que os áudios sejam automaticamente dublados para outros idiomas.

Além disso, a plataforma pretende usar a IA para ajudar a estimar, automaticamente, a idade dos usuários do YouTube. Essa é uma medida que, segundo a rede social, pretende proteger os usuários mais jovens e personalizar a entrega e recomendação de conteúdo de acordo com a sua faixa etária.

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