Assinar

YouTube é a atividade favorita de crianças e adolescentes

Buscar

YouTube é a atividade favorita de crianças e adolescentes

Buscar
Publicidade
Mídia

YouTube é a atividade favorita de crianças e adolescentes

De acordo com a KidsCorp, preferência por assistir a conteúdos na plataforma se deve à facilidade de usar, de pesquisa e por conter seus vídeos preferidos


19 de dezembro de 2023 - 11h34

Assistir vídeos no YouTube é a atividade favorita entre 78% das crianças e adolescentes no Brasil, conforme indica levantamento da KidsCorp. O consumo da plataforma está à frente de atividades como jogar videogame em consoles ou celulares (61%) e assistir a filmes e séries (58%).

O YouTube também é o líder de preferência para o consumo de anúncios: 80% já viram publicidade na plataforma. Ainda, 60% compram ou pedem que alguém compre os produtos anunciados.

youtube

(Crédito: westock-adobestock)

As informações são fruto da pesquisa “Transmissão TV vs Digital: Vínculo com os menores de 18 anos e hábitos de consumo”. A martech ouviu 14.750 crianças e adolescentes brasileiros entre julho de 2022 e julho de 2023, com o intuito de ajudar a pensar e entender o consumo de conteúdo on e off-line entre o grupo.

O destaque para o YouTube se dá por diversos motivos. Entre eles, por ser fácil de usar (34%), pela facilidade de pesquisar o que querem ver (29%) e por ser o local em que encontram seus vídeos e séries preferidos (27%). No que diz respeito à frequência, a liderança é diária, muitas vezes por dia, sobretudo entre 4 e 6 anos.

A KidsCorp atenta para o fato de que o potencial de alcance com o YouTube é 2,7 vezes maior e 4 vezes mais barato que o do YouTube Kids na América Latina. O fato leva em consideração que a partir dos 6 anos as crianças migram para o YouTube.

YouTube e outras formas de entretenimento

Entre o consumo de vídeo como um todo, o relatório também aponta para uma preferência por streamings. Até os 18 anos, indivíduos passam mais tempo nas plataformas do que em TV aberta ou por assinatura, sendo 91 minutos por dia contra 83 para os dois últimos canais.

Nesse quesito de streamings, a Netflix prevalece como preferida entre 66% da amostra com maior destaque para aqueles entre 16 a 18 anos. A plataforma perde apenas para o YouTube (68%). O Disney+ (34%) é mais relevante entre crianças de 6 a 8 anos, enquanto a Amazon Prime Video (32%) tem mais força a partir dos 13 anos. Globoplay aparece em quinto lugar com 15% da aderência.

Ao todo, a média de uso é de 3 plataformas de streaming. O estudo mostra ainda que os principais players são os mais consumidos quanto mais alto o nível socioeconômico.

Já o videogame se consolida como a segunda atividade mais praticada pelo grupo. Assim como acontece com o streaming, indivíduos com NSE mais altos jogam mais. 61% deles jogam, em média, 86 minutos diários via console ou smartphone. A prevalência é maior entre os meninos (73%), contra 49% de meninas que jogam. Roblox e Minecraft são os preferidos.

Dicas para anunciantes

A KidsCorp mostra que quem assiste TV, o faz menos durante a semana. Apesar disso, durante o período da manhã segue o mesmo padrão de quem assiste YouTube. A parte da noite é o período do dia com maior incidência de utilização de ambas as mídias em todas as idades.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    MasterChef: confeiteiros terão que usar frutas verdes em ação da Stone

    Patrocinadora da edição Confeitaria do reality da Band, marca aproveita o programa para reforçar o apoio ao empreendedorismo

  • Mestres da Air Fryer: Band estreia reality em parceria com Britânia

    Mestres da Air Fryer: Band estreia reality em parceria com Britânia

    Competição começa no sábado, dia 23, com apresentação de Luiza Possi e destaque para o uso do eletrodoméstico na preparação de receitas