YouTube e Play9 preparam conteúdo digital para Olimpíada
Com ativações in loco e foco em criação de conteúdo para o digital, plataforma terá squad de influenciadores e programação ao vivo em diversos canais
YouTube e Play9 preparam conteúdo digital para Olimpíada
BuscarYouTube e Play9 preparam conteúdo digital para Olimpíada
BuscarCom ativações in loco e foco em criação de conteúdo para o digital, plataforma terá squad de influenciadores e programação ao vivo em diversos canais
Valeria Contado
15 de maio de 2024 - 16h35
O YouTube se uniu à Play9 e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a execução do projeto Brasil é Brasa, que levará um squad de influenciadores para Paris para realizar a cobertura dos Jogos Olímpicos. A iniciativa o objetivo de pulverizar o acesso aos esportes Olímpicos e potencializar o poder comercial do evento.
Para isso, as empresas decidiram reunir profissionais que unissem cobertura esportiva, informação e entretenimento, resultando em um conteúdo de “infotenimento”. Segundo Gustavo Serra, sócio e CCO da Play9, para esse projeto, a marca trabalhou aspectos humanos e inteligência de dados durante o processo de escolha.
“Brincamos que esse é o nosso Avengers. Nossa visão é construir uma matriz com diferentes perfis e plataformas distintas”, diz. O projeto começou com os apresentadores do Podpah, Igão e Mítico, e contará com nomes como Matheus Costa, Atleta de Peso, Passa a Bola, Rafaella Tuma, Tino Marcos, Fátima Bernardes, entre outros.
Tanto para o YouTube quanto para a Play9, essa é uma oportunidade de levar o conteúdo esportivo com uma visão que vai além do nicho e da informação. “Eles são as suas próprias emissoras para que as pessoas possam ver os jogos contados por pessoas que tem o olhar diferente”, afirma Serra.
Desse modo, os criadores que serão levados à Paris pela Play9 terão acesso a Casa Time Brasil, bases de treinamentos e entrevistas.
Para divulgar esse conteúdo, o YouTube contará com um anúncio especial na home da plataforma que direcionará o público para o programa especial do PodPah, que será diário e contará com participações especiais de Fátima Bernardes. Todas as pessoas que entrarem no YouTube serão impactadas com a sugestão para assistir ao programa. O restante do conteúdo também será divulgado pela própria plataforma.
Para as marcas, YouTube e Play9 destinarão cotas especiais para o projeto olímpico. A empresa de influenciadores está negociando espaços para ativar durante a produção de conteúdo e junto aos influenciadores.
Já o YouTube oferecerá quatro cotas de mídia, das quais três já estão ocupadas, mas ainda não foram divulgadas. Segundo Tales Almeida, gerente de soluções comerciais para esportes do YouTube, a ideia é ter um projeto robusto e as entregas devem começar junto com a cobertura, no dia 26 de julho.
O YouTube aproveitou a realização de um evento, na sede do Google, em São Paulo, nesta quarta-feira, 15, para apresentar um estudo sobre o consumo esportivo no ambiente digital. Victor Machado, head de esportes do YouTube no Brasil, falou sobre como esse hábito dos espectadores se expandiu, principalmente após a chegada na plataforma de eventos como campeonatos de futebol, Copa do Mundo, NBA e Jogos Panamericanos.
Dados coletados pela própria empresa revelaram que 80% dos brasileiros acreditam que o YouTube possibilita novas formas de consumir esporte — e que há uma facilidade de consumir conteúdo.
“O esporte costumava ocupar o domingo inteiro. Era um consumo passivo, vindo da TV, um momento da família. Isso mudou, seja no formato ou sobre quem está criando, não é mais passivo. É um consumo fragmentado e profundo”, disse Victor.
A pesquisa também aponta que muitas pessoas associam o consumo de esporte na internet ao sentimento de pertencimento — e 89% entendem que qualquer um pode produzir conteúdo sobre seus esportes favoritos na plataforma.
“Trazemos informações, temos jornalistas, ex-jogadores e um grupo de pessoas pensado para trazer algo menos formal, porém mais conectado com a audiência. Contamos com o esporte e outros interesses focados em entretenimento”, diz.
Compartilhe
Veja também
Governo dos EUA oficializa pedido de divisão entre Google e Chrome
Após ter expressado sua intenção um dia antes, Governo dos Estados Unidos oficializa pedido de separação do Google, por meio da venda de seu navegador Chrome
WhatsApp lança solução para transcrição de áudios
Em fase de lançamento global, recurso está disponível em inglês, português, espanhol e russo