Assinar

YouTube Stories será descontinuado em junho

Buscar

YouTube Stories será descontinuado em junho

Buscar
Publicidade
Mídia

YouTube Stories será descontinuado em junho

Estratégia do Google de encerrar atividades de Stories do YouTube dá mais enfoque no investimento em Shorts, gerenciamento comunidade e lives


26 de maio de 2023 - 10h45

O YouTube comunicou nessa quinta-feira, 25, que irá descontinuar o recurso Stories daqui a um mês, em 26 de junho. A plataforma pretende voltar esforços para os Shorts e vídeos ao vivo, bem como ao seu formato tradicional de conteúdos mais longos.

YouTube descontinua stories para focar em ferramentas de mais sucesso para criadores de conteúdo (Crédito: Chubo-my-masterpiece-shutterstock)

O recurso, lançado em 2018, segue uma premissa semelhante a do Instagram e Snapchat: são conteúdos curtos e temporários. Ademais, são exclusivos do uso da plataforma em dispositivos móveis e disponíveis para contas com mais de 10 mil inscritos. O formato da plataforma do Google foi perdendo força à medida em que o TikTok e sua proposta de conteúdo foi se popularizando entre os usuários.

Os creators que têm acesso aos stories serão notificados da decisão via postagens em fóruns, mensagens no app, YouTube Studio, entre outros.

Em 2021, a mesma movimentação foi feita pelo LinkedIn. A rede social lançou os stories em 2020, mas descontinuou um ano depois. A Netflix adotou uma estratégia semelhante com o recurso “Extras” no app em dispositivos móveis. Ao contrário de uma rede social, a gigante do streaming compartilhava vídeos e fotos de conteúdos populares na plataforma.

Já os Shorts tiveram resultados positivos. Ao TechCrunch, um porta-voz do YouTube apontou que o crescimento do recurso beneficiou muitos criadores. Ademais, ele salientou que os stories estão sendo encerrados para priorizar as principais áreas que os creators precisam para ter sucesso na plataforma.

Uma outra ferramenta de sucesso são as comunidades. O espaço permite que os criadores de conteúdo tenham mais proximidade com os fãs por meio do compartilhamento de atualizações rápidas, promoção de conteúdo, conversas e atualizações pontuais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • As 5 tendências de vídeos curtos para 2025, segundo o Kwai

    As 5 tendências de vídeos curtos para 2025, segundo o Kwai

    Aplicativo aponta o crescimento do social commerce a o aumento de transmissões ao vivo para o cenário dos conteúdos dinâmicos neste ano

  • Helloo fecha parceria com Viooh

    Helloo fecha parceria com Viooh

    Pelo acordo com a companhia britânica, empresa de OOH poderá expandir publicidade programática internacionalmente