YouTube Stories será descontinuado em junho
Estratégia do Google de encerrar atividades de Stories do YouTube dá mais enfoque no investimento em Shorts, gerenciamento comunidade e lives
Estratégia do Google de encerrar atividades de Stories do YouTube dá mais enfoque no investimento em Shorts, gerenciamento comunidade e lives
Meio & Mensagem
26 de maio de 2023 - 10h45
O YouTube comunicou nessa quinta-feira, 25, que irá descontinuar o recurso Stories daqui a um mês, em 26 de junho. A plataforma pretende voltar esforços para os Shorts e vídeos ao vivo, bem como ao seu formato tradicional de conteúdos mais longos.
O recurso, lançado em 2018, segue uma premissa semelhante a do Instagram e Snapchat: são conteúdos curtos e temporários. Ademais, são exclusivos do uso da plataforma em dispositivos móveis e disponíveis para contas com mais de 10 mil inscritos. O formato da plataforma do Google foi perdendo força à medida em que o TikTok e sua proposta de conteúdo foi se popularizando entre os usuários.
Os creators que têm acesso aos stories serão notificados da decisão via postagens em fóruns, mensagens no app, YouTube Studio, entre outros.
Em 2021, a mesma movimentação foi feita pelo LinkedIn. A rede social lançou os stories em 2020, mas descontinuou um ano depois. A Netflix adotou uma estratégia semelhante com o recurso “Extras” no app em dispositivos móveis. Ao contrário de uma rede social, a gigante do streaming compartilhava vídeos e fotos de conteúdos populares na plataforma.
Já os Shorts tiveram resultados positivos. Ao TechCrunch, um porta-voz do YouTube apontou que o crescimento do recurso beneficiou muitos criadores. Ademais, ele salientou que os stories estão sendo encerrados para priorizar as principais áreas que os creators precisam para ter sucesso na plataforma.
Uma outra ferramenta de sucesso são as comunidades. O espaço permite que os criadores de conteúdo tenham mais proximidade com os fãs por meio do compartilhamento de atualizações rápidas, promoção de conteúdo, conversas e atualizações pontuais.
Compartilhe
Veja também
Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix
Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas
Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência
Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra