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No TikTok dos charts

Gravadoras e artistas incluíram planos de marketing específicos para a plataforma, abrangendo a criação de coreografias para os usuários replicarem ou versos que podem viralizar


8 de junho de 2021 - 12h28

Por Carolina Huertas

Desde 2020, quando o TikTok obteve crescimento exponencial no seu número de usuários no embalo da pandemia e busca de internautas por entretenimento, a plataforma tem provado ser um grande player que define o sucesso de uma música. As faixas mais populares são, com grande frequência, músicas que foram abraçadas pelos usuários em coreografias, correntes e desafios. Uma prova concreta foi a ascensão do single Dreams, do Fleetwood Mac, à posição 21 da Billboard Hot 100 após um skatista e criador de conteúdo ter publicado um vídeo cômico dublando a música que foi lançada há 40 anos.

As gravadoras e artistas já incluíram planos de marketing específicos para o TikTok, abrangendo a criação de coreografias para os usuários replicarem ou versos que podem viralizar. O pós-viral também é levado em consideração. A cantora Doja Cat, após ter sua música Say So popularizada na plataforma, criou o videoclipe oficial da música com a coreografia que os usuários criaram para o single. Outros artistas publicam compilados das produções dos usuários com sua música.

Roberta Guimarães, head de conteúdo musical do TikTok Brasil, afirma que a plataforma trabalha diariamente com as gravadoras, distribuidoras e artistas independentes informando-os sobre movimentos e tendências no TikTok, compartilhando as melhores práticas, oferecendo suporte e identificando criadores de conteúdo que podem trabalhar em ações com artistas ou para determinada canção. A empresa da Bytedance planeja, ainda, estar presente em feiras de música, eventos de tecnologia ou conteúdo como forma de estar acessível e compartilhando conhecimento.

Repercussão de Say So, de Doja Cat, no TikTok fez com que a cantora usasse a coreografia feita pelos usuários no videoclipe oficial (crédito: reprodução)

“Toda a movimentação para o sucesso dessas músicas começa dentro da comunidade do TikTok. É realmente uma reação em cadeia. Se eu te falar que tem uma fórmula, estarei mentindo. Mas existe um fator comum que é a participação dos artistas e a geração de conteúdo por eles. Os artistas sempre serão o agente principal da comunicação de suas próprias músicas. Além disso, a audiência do TikTok gosta do que é real, então, para um artista criar relevância na plataforma, precisa estar conectado e pode fazer isso de diversas maneiras: interação com as trends, interação com os fãs, estimular os fãs a usarem a criatividade”, diz a executivo.

Sobre a música, Roberta alerta que é necessário selecionar bem a seção que estará disponível na plataforma. “Entenda qual parte da sua música pode ser estimulante em um vídeo. Depois disso, é fundamental pensar e propor conteúdo criativo usando sua própria música. Incentivar a criatividade de sua base de fãs, dentro e fora do aplicativo, é um excelente começo”, sugere a executiva.

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