Aprendizados da NRF
Muitos aprendizados, insights e provocações no maior evento de varejo do mundo
Muitos aprendizados, insights e provocações no maior evento de varejo do mundo
19 de janeiro de 2023 - 10h05
Nova York é referência em inovação, desenvolvimento e experiência do cliente para o varejo. Muitas pessoas que visitam a NRF, aproveitam a oportunidade para visitar os varejistas que vêm se destacando de forma expressiva no mercado norte-americano. Este ano, fizemos uma extensa programação com visitas inspiradoras por aqui. Nossa jornada começou na ONU, onde vimos uma explanação sobre a economia norte-americana e mundial, encontro que ajudou a entender qual o grande desafio do varejo contemporâneo. Entre provocações e aprendizados chamou, ao mesmo tempo, a atenção dos empresários para a necessidade das empresas fazerem parte do Pacto Global ONU, comprometendo-se a seguir seus princípios no dia a dia de suas operações.
Ao longo de muitos conteúdos apresentados na NRF e das visitas às lojas de varejo, foi possível perceber que essa agenda está sendo considerada por muitas empresas e o impacto nos negócios pode ser bastante positivo quando as ações são genuínas. Como exemplo disso temos o movimento do consumidor, que não vai mais aceitar o Greenwashing, ou “maquiagem verde”, a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa para o meio ambiente e para as pessoas. É preciso ter consistência na execução.
Como exemplo disto, a empresa californiana ‘Patagônia’, apontada como uma das mais inovadoras do mundo em ESG , e a ‘Whole Foods’, maior rede global de supermercado de produtos naturais, se destacam positivamente, proporcionando grandes insights sobre as atuações de ambas no mercado e seus respectivos propósitos.
Outro destaque por aqui são as pessoas. Mesmo com toda tecnologia exponencial disponível, o varejo continua sendo feito por pessoas e para pessoas, trazendo assim, uma nova perspectiva de cultura empresarial muito importante para a conexão da empresa com o seu time e, por consequência, com seus clientes. As empresas estão muito preocupadas com cultura e seu impacto no negócio. Há um grande investimento em treinamento e cuidado com os colaboradores. “Quando você se preocupa com seu time em primeiro lugar, você demonstra cuidado com o cliente, por extensão”, afirma Brian Cornell, CEO da rede de supermercado Target.
Para finalizar, a loja física está mais relevante do que nunca! Muitas redes apresentaram planos de expansão bem agressivos. Os pontos de venda estão se transformando em locais de experiência e com o uso de tecnologia e dados, elas se tornarão cada vez mais relevantes e indispensáveis para uma experiência inesquecível do cliente.
Compartilhe
Veja também
Para CEO do GPA, avanço do retail media depende da crença dos líderes
Em entrevista, Marcelo Pimentel, explica os passos do grupo na construção da operação de retail e aponta a transposição da experiência da loja ao digital como o principal desafio da categoria
IA, pé no chão e experiência: CMOs fazem balanço da NRF 2024
Bárbara Miranda (Ipiranga), Washington Theotonio (Americanas S.A) e Vivian Zwir (Grupo Casas Bahia) dividem os temas que mais se destacaram ao longo dos três dias de evento