13 A 16 DE JANEIRO DE 2024 | NOVA YORK - EUA

NRF

Aprendizados da NRF

Muitos aprendizados, insights e provocações no maior evento de varejo do mundo


19 de janeiro de 2023 - 10h05

Crédito: Divulgação

Nova York é referência em inovação, desenvolvimento e experiência do cliente para o varejo. Muitas pessoas que visitam a NRF, aproveitam a oportunidade para visitar os varejistas que vêm se destacando de forma expressiva no mercado norte-americano. Este ano, fizemos uma extensa programação com visitas inspiradoras por aqui. Nossa jornada começou na ONU, onde vimos uma explanação sobre a economia norte-americana e mundial, encontro que ajudou a entender qual o grande desafio do varejo contemporâneo. Entre provocações e aprendizados chamou, ao mesmo tempo, a atenção dos empresários para a necessidade das empresas fazerem parte do Pacto Global ONU, comprometendo-se a seguir seus princípios no dia a dia de suas operações.

Ao longo de muitos conteúdos apresentados na NRF e das visitas às lojas de varejo, foi possível perceber que essa agenda está sendo considerada por muitas empresas e o impacto nos negócios pode ser bastante positivo quando as ações são genuínas. Como exemplo disso temos o movimento do consumidor, que não vai mais aceitar o Greenwashing, ou “maquiagem verde”, a prática de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa para o meio ambiente e para as pessoas. É preciso ter consistência na execução.

Como exemplo disto, a empresa californiana ‘Patagônia’, apontada como uma das mais inovadoras do mundo em ESG , e a ‘Whole Foods’, maior rede global de supermercado de produtos naturais, se destacam positivamente, proporcionando grandes insights sobre as atuações de ambas no mercado e seus respectivos propósitos.

Outro destaque por aqui são as pessoas. Mesmo com toda tecnologia exponencial disponível, o varejo continua sendo feito por pessoas e para pessoas, trazendo assim, uma nova perspectiva de cultura empresarial muito importante para a conexão da empresa com o seu time e, por consequência, com seus clientes. As empresas estão muito preocupadas com cultura e seu impacto no negócio. Há um grande investimento em treinamento e cuidado com os colaboradores. “Quando você se preocupa com seu time em primeiro lugar, você demonstra cuidado com o cliente, por extensão”, afirma Brian Cornell, CEO da rede de supermercado Target.

Para finalizar, a loja física está mais relevante do que nunca! Muitas redes apresentaram planos de expansão bem agressivos. Os pontos de venda estão se transformando em locais de experiência e com o uso de tecnologia e dados, elas se tornarão cada vez mais relevantes e indispensáveis para uma experiência inesquecível do cliente.

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