As 25 previsões para o varejo neste ano, segundo a NRF
Organizadora da retail big show aponta possíveis cenários para varejistas neste ano, incluindo IA, tecnologia e economia circular
Organizadora da retail big show aponta possíveis cenários para varejistas neste ano, incluindo IA, tecnologia e economia circular
Bárbara Sacchitiello
10 de janeiro de 2025 - 6h08
Fazer qualquer previsão para um novo ano é algo difícil, considerando a imprevisibilidade dos acontecimentos macro e microeconômicos, ainda mais para um setor tão vivo e dinâmico como o do varejo.
Ainda assim, às vésperas do início da 115ª edição da Retail’s Big Show, o maior encontro de varejo do mundo organizado pela National Retail Federation, dos Estados Unidos, a organização apresenta sua tradicional lista dos tópicos, temas e movimentos que o mercado varejista pode esperar para os próximos meses.
Aprender a encontrar o equilíbrio entre a ousadia e contenção de investimentos em períodos de incertezas e o aprimoramento nas aplicações de tecnologia de inteligência artificial estão entre os desafios que certamente farão parte da rotina dos profissionais de varejo e das empresas ligadas à cadeia em 2025.
Veja, abaixo, as 25 tendências de varejo para 2025, segundo a NRF:
1- 2025 será o ano dos agentes de Inteligência Artificial. Atualmente, as vendas influenciadas pelos meios digitais já excedem o patamar de 60%. Essa taxa tende a aumentar conforme os agentes de IA evoluam e consigam entregar sugestões e campanhas cada vez mais personalizadas.
2- A IA Generativa continuará revolucionando o varejo em 2025, permitindo experiências de compras hiperpersonalizadas, criação de conteúdo dinâmico e assistentes virtuais com tecnologia capazes de envolver os clientes em tempo real.
3- Embora a IA continue na vanguarda da inovação, seus processos enfrentam obstáculos, incluindo a integração completa dos sistemas existentes, o que dificulta os treinamentos de modelos, bem como as preocupações em torno da privacidade.
4- O live shopping já vem em alta há anos, mas deve explodir em 2025, unindo entretenimento, ofertas e conexão direta com os consumidores. Em um ambiente de varejo multicanal, onde cada ponto de contato é uma ferramenta poderosa para coletar insights, o live shopping pode fornecer dados valiosos.
5- O cenário competitivo dos marketplaces deve se tonar ainda mais acirrado. O baixo custo para que varejistas iniciem operações do tipo aquece o mercado para novos entrantes, que começam a disputar mercado com gigantes como Amazon, Shein e Temu.
6- As operações autônomas do varejo tendem a escalar em 2025. Será mais fácil encontrar lojas sem caixas, robôs responsáveis pelos estoques e veículos autônomos de entrega. E, quanto mais rápido tais tecnologias forem adotadas, mais rápidas serão sua implementação.
7- A tecnologia de varejo transformará também a função dos funcionários que, livre das tarefas mais burocráticas, que serão feitas por IA, poderão aperfeiçoar as técnicas de atendimento aos clientes e tornaram-se mais criativos e especializados.
8 – O renascimento das lojas físicas seguirá em 2025, com os varejistas compreendendo que os espaços de vendas devem oferecer experiências e atendimento que as pessoas não consigam encontrar nos meios digitais.
9 – Marcas mais tradicionais e mainstream tendem a mirar no exemplo das boutiques e investir em experiências em lojas físicas, criando, assim, um diferencial para seus clientes.
10 – O retail media entrará em fase de maturidade e, como qualquer adolescente, também enfrentará seus dilemas. Na ânsia de explorar esse segmento, muitas empresas ainda não conseguiram entregar experiências interessantes aos clientes, ao mesmo tempo em que outras tendem a se aprimorar.
11- O apetite dos membros da geração Z e dos millenials por comprar tanto digitais quanto presenciais seguirá em alta, o que obrigará os varejistas a manter os investimentos em práticas comerciais eficazes e transparência.
12- A geração Alpha (os jovens nascidos de 2010 para cá) seguirá desafiando as estratégias dos profissionais de marketing, já que mostram ter inclinação para experiências físicas e não parecem ter o mesmo comportamento online de seus pais.
13- Com tantas diferentes gerações de consumidores no cenário (Baby boomers, X, Milennials, GenZs e Alphas), as marcas terão de encontrar discursos eficientes para se conectar com cada um desses grupos e entender suas demandas, que muitas vezes, são bem distintas.
14- O que já não está fácil tende a ser ainda mais complexa: com uma certa descrença em relação à publicidade, sobretudo no que diz respeito à publicidade, o trabalho dos profissionais de marketing, de conseguir conectar marcas a consumidores, será ainda mais difícil.
15- Em 2025, a jornada de compra deverá ser definida por fluidez, em todos os canais, sem fricção. Os consumidores esperam que as marcas entreguem interações consistentes, personalizadas e descomplicadas.
16- O social commerce tende a prosperar em 2025 a medida em que as plataformas se tornem mais integradas às experiências de compra e evoluam como destinos de compras mais dinâmicos.
17- O ano de 2025 marcará o impulso de novas formas de pagamento, sem dinheiro e sem contato, com o celular e pagamentos por aproximação se expandindo a uma taxa de 12,4% a cada ano, até 2034, segundo previsões do IntelliPay.
18 – A avaliação do desempenho financeiro das varejistas deve adotar um olhar mais holístico. Especialistas já citam a ‘quinta parede’, que seria, além dos dados de faturamento, lucros e custos operacionais, a avaliação da experiência e satisfação dos clientes, por exemplo.
19 – Os varejistas seguirão na luta contra fraudes, crimes digitais e outros tipos de problemas que afetem a segurança de suas operações e dos clientes.
20 – A discussão política no âmbito da alimentação deve aumentar. Conversas sobre os riscos de alimentos ultraprocessados, corantes e conservantes, bem como sobre a adoção de hábitos mais saudáveis permearão a indústria.
21 – Saúde e bem-estar continuarão no topo das prioridades dos consumidores em 2025. Segundo a McKinsey, o mercado de bem-estar nos Estados Unidos irá movimentar US$ 480 bilhões, com as pessoas investindo em serviços e produtos como testes caseiros e aplicativos de saúde.
22- A compra de alimentos online cresceu para US$ 1,5 bilhão em um ano, de acordo com a Brick Meets Click, e o potencial é de aumentar ainda mais. Estima-se que empresas como Walmart, Target e Kroger investirão em mais tecnologia para dar conta do aumento de demanda.
23 – Três palavras da cadeira de fornecedores em 2025: adaptação, eficiência e resiliência. As empresas estão mais preparadas, com o auxílio da IA, não apenas para gerir os estoques como para prever eventuais problemas de fornecimento.
24- A circularidade é o futuro do varejo e as companhias farão avanços notáveis nessa direção em 2025. Impulsionada pelas intenções dos consumidores em colaborarem com o meio-ambiente e serem mais sustentáveis, as operações circularem conseguem estender a margem do varejo.
25 – O cenário de segurança cibernética está pronto para uma mudança em 2025, à medida em que as políticas regulatórias avançam. Especialistas preveem que parte do foco estará no desenvolvimento de segurança para aplicativos de IA, à medida em que eles são incorporados ao varejo.
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