Como a Bimbo encara a tecnologia no setor alimentar
Empresa dona de marcas como Pullman, Plusvita, Nutrella e Ana Maria entende que é importante acompanhar as tendências para superar a expectativa do consumidor
Empresa dona de marcas como Pullman, Plusvita, Nutrella e Ana Maria entende que é importante acompanhar as tendências para superar a expectativa do consumidor
Valeria Contado
20 de janeiro de 2025 - 14h36
Segundo dados da National Retail Federation (NRF), existe uma expectativa de crescimento global de 6% a 8% para o setor de varejo alimentar nos próximos cinco anos. De acordo com a entidade norte-americana, as empresas que integram experiências gastronômicas únicas relatam aumentos de até 20% no tráfego de clientes.
Por esse motivo, muitos dos assuntos debatidos durante o NRF 2025: Retail’s Big Show, tiveram sua atenção voltada ao setor alimentício, especialmente dentro da Foodservice Innovation Zone. Já nas palestras, nomes como Whole Foods e Wegmans, mostraram como a produção de alimentos premium podem redefinir as compras nos supermercados, enquanto Walmart falou sobre o uso de IA e dados para o desenvolvimento de uma experiência de compra e varejo mais eficiente, entre outros.
Por isso, a feira, que aconteceu em Nova York na semana passada, chamou a atenção da Bimbo, empresa de alimento dona das marcas Pullman, Plusvita, Nutrella, Ana Maria Pinguinos, Crocantíssimo e Rap10. Para a companhia, é importante acompanhar as tendências para superar a expectativa do consumidor. Dante Alexander Codogno, gerente nacional de contas da Bimbo Brasil, falou com o Meio & Mensagem sobre a importância da tecnologia para o segmento.
Por que estar na NRF?
“Nossas marcas contam com DNA de inovação e faz parte da nossa estratégia acompanhar as principais tendências do mercado a fim de não só atender às expectativas do nosso consumidor, mas também surpreendê-lo. Para isso acontecer, é importante acompanhar eventos como a NRF que é uma oportunidade única de imersão nas principais transformações que vêm redefinindo o mercado global, além de fortalecer a conexão com nossos clientes do Brasil que também participam do evento, reforçando o nosso compromisso em entender nosso cliente e colaborar para que o mercado de panificação brasileiro continue crescendo e gerando valor. Nossa participação em eventos desse porte é crucial para identificar inovações que podem ser adaptadas ao nosso modelo de varejo. Além disso, ao estar em contato com as melhores práticas internacionais, temos a oportunidade de trazer ao Brasil soluções que agreguem valor ao nosso consumidor, fortalecendo nossa competitividade e contribuindo para o crescimento sustentável de todo o setor, refletindo positivamente em toda a cadeia produtiva.”
Tendências para o segmento
“O varejo é um setor vivo, que está em constante transformação. Temos observado o consumidor cada vez mais exigente e em busca de experiência, personalização e praticidade. E uma maneira de atender a essas novas necessidade é a integração do físico com o digital, tendo o avanço da tecnologia como grande aliado na construção das estratégias. Um exemplo forte disso é a oportunidade da hiper personalização que a IA trará no desenvolvimento de produtos e ativações nos PDVs.”
Mercado brasileiro x mercado internacional
“O Brasil é um país de grandes dimensões e diversidade, o que exige estratégias regionais para atender aos diferentes perfis de consumo. Além disso, o mercado combina canais tradicionais, como feiras e pequenos mercados, com redes varejistas modernas e um e-commerce em expansão. Ao contrário de mercados internacionais que focam principalmente em conveniência e sustentabilidade, o Brasil busca equilibrar inovação e acessibilidade, sempre atento aos diferentes perfis de consumidor.”
Relação com as finanças
“Nossa estratégia é construída com o consumidor no centro e estamos sempre atentos à melhor forma de atendê-los, por isso contamos com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades e ocasiões de consumo. Queremos, cada vez mais, ofertar receitas que atendam e agradem a todos os integrantes das famílias brasileiras com opções democráticas, deliciosas e nutritivas. Além disso, o aumento de produtividade que todas as oportunidades geradas pela IA terá impacto significativo para redução de custos e a manutenção da acessibilidade a produtos de qualidade no mercado nacional.”
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