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Como a Foot Locker quer transformar todos em sneaker heads?

Mary Dilon, CEO da varejista especialista em tênis falou sobre as estratégias para se inserir no dia a dia da jornada do consumidor


13 de janeiro de 2025 - 17h00

Foot Locker quer participar da jornada do dia a dia de seu consumidor (Crédito: Divulgação)

Foot Locker quer participar da jornada do dia a dia de seu consumidor (Crédito: Divulgação)

The Heart of Sneackers, ou “o coração dos tênis” (em tradução livre) é o slogan que a Foot Locker usa em suas redes sociais, local onde inicia diversas conversas com os seus consumidores. A missão da varejista norte-americana especialista em calçados, atualmente, é participar da jornada diária de consumo de seus clientes, seja na hora de escolher um calçado ou apensas de encontrar e entender as tendências desse segmento.

Nessa jornada,  o investimento em projetos de inovações em suas lojas físicas e aplicativo mobile foram importantes para a marca chegar no momento está agora, comemorando seu 50º aniversário, visando transformar todos os consumidores em sneaker heads – como são conhecidas as pessoas que gostam de colecionar sneakers.

O aprimoramento de seu aplicativo foi um dos pontos altos dessa estratégia. Mary Dilon, CEO da varejista, explicou que, quando um cliente acessa a plataforma mobile, não necessariamente ele quer comprar algo, mas sim conhecer novidades e lançamentos.

E uma das soluções para que essa curiosidade fosse convertida em vendas foi deixar o aplicativo mais funcional e divertido, segundo a executiva. “Temos usado o aplicativo agora como uma forma de tornar essa experiência mais divertida, para ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes em obter o produto que desejam”, disse.

Por isso, a tecnologia se tornou de extrema importância para o desenvolvimento da marca. Para o app, a empresa investiu em um sistema que facilitasse o entendimento do cliente sobre os tamos dos tênis, inclusive na ala infantil.

Além disso, os programas de fidelidade da Foot Locker são assets importantes para impulsionar aproximação com os consumidores. A ideia, neste caso era aumentar os motivos pelos quais um cliente entra para esse clube.

Desse modo, quanto mais consumo, mais desconto e mais acessos a benefícios. “Nossa fidelidade era historicamente mais orientada para o acesso ao lançamento, o que, novamente, é importante. Mas, além disso, o que queríamos fazer era ampliá-la”, avaliou.

A relevância do varejo físico

Mesmo com o impulsionamento digital, através de seu app, a varejista não deixou de lado a relevância das lojas físicas. É lá que Mary acredita que grande parte da experiência de consumo acontece.

Por isso, para esse momento de conexão com o cliente, a Foot Locker preza por uma experiência unificada em cada uma de suas unidades, que tenha a assinatura da sua marca e forma de tratamento com o cliente.

Uma das estratégias para isso é levar pontos de contatos com os esportes ou atletas que fazem parte do seu casting. Lá eles podem personalizar os produtos, testá-los, entre outras atividades.

Parcerias e esportes

Uma das grandes parcerias celebradas pela Foot Locker é a sua aproximação com a National Basketball Association (NBA). A conexão com atletas e franquias visa dar à empresa um espaço muito relevante na mente dos consumidores, especialmente os norte-americanos.

Isso acontece porque, nos Estados Unidos, o basquete tem um papel relevante na vida da população de trabalhar um life style. E isso interfere na forma como se vestem e nos produtos que consomem.

Por isso, estar inserida nesse cenário é algo muito relevante para a Foot Locker. “A conexão de atletas e basquete é crítica para nós. Revigorar a parceria da NBA foi uma decisão fundamental que tomamos provavelmente há cerca de um ano e meio para garantir que realmente possuíssemos esse espaço”, afirmou.

Há cerca de um ano, a varejista se tornou patrocinadora do Chicago Bulls, em um acordo válido para a temporada 2024-25. A marca se tornou responsável por promover eventos de basquete junto à comunidade, ativações sobre o time em sua loja, além de criação de conteúdo. “É uma ótima parceria e cabe realmente a nós garantir que apareçamos em todos os lugares certos”, complementou.

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