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De 12 a 14 de janeiro de 2025 I Nova York - EUA
NRF

Destaques do primeiro dia do maior evento global de varejo

A aplicação de IA não é apenas uma tendência emergente, mas uma necessidade estratégica para empresas que almejam sobrevivência e, principalmente, relevância no mercado


14 de janeiro de 2025 - 10h28

A NRF 2025, evento que acontece anualmente em NY com foco no varejo começou ontem trazendo mais uma vez muita inovação tecnológica, novas abordagens para pagamentos e experiências cada vez mais integradas.

IA como centro das atenções
No primeiro dia do evento, a inteligência artificial foi destaque em quase todas as palestras, destacando-se como a protagonista desta edição.

A aplicação de IA não é apenas uma tendência emergente, mas uma necessidade estratégica para empresas que almejam sobrevivência e, principalmente, relevância no mercado. Afinal, seu uso é capaz de remodelar todos os processos do varejo, desde a automação até a personalização da experiência do consumidor.

Nas palavras de George Homer, Especialista em Varejo e Visual Marketing: “A IA generativa precisa entrar na estratégia das empresas, porque ela toca em todas as áreas do varejo, para a eficiência, para a entrega, na produtividade e na redução de custos.”

A automação, por exemplo, tem sido aplicada com eficácia para otimizar tarefas repetitivas e aumentar a eficiência operacional, enquanto a personalização da experiência do consumidor permite que as empresas entreguem ofertas segmentadas, adaptadas ao comportamento individual dos clientes.

A IA se apresenta na NRF como parte fundamental do planejamento estratégico de qualquer empresa.

Estabelecendo parcerias estratégicas

Soluções como pagamento instantâneo e plataformas de crédito digital são exemplos de como a tecnologia está transformando a forma como consumidores e empresas se conectam. Marcas e empresas devem ter clareza da necessidade de parceiros que ofereçam soluções relevantes, agregando valor e trazendo retorno para os negócios. Fica cada vez mais claro que soluções internas, não são suficientes para responder aos desafios do mercado. Parcerias são essenciais.

A cocriação como forma de transformar a experiência do consumidor

Outro destaque importante do primeiro dia de evento foi o uso de IA na cocriação, um tema central nas discussões sobre a experiência do consumidor. As marcas estão sendo desafiadas a levar o público para dentro do processo de criação e a compreender o comportamento dos clientes – suas preferências e hábitos de compra, até mesmo suas interações com as marcas.

A cocriação é uma abordagem inovadora que integra os consumidores no desenvolvimento de produtos, na evolução das marcas e na criação de experiências. Como destacou Homer: “Quando você começa a entender o consumidor, você compreende como ele vê a loja, a marca, os produtos, e isso leva à criação de novos caminhos e soluções.” Assim, empresas colaboram com consumidores para criar produtos e experiências, superando a mera satisfação de demanda.

No contexto dessa transformação, as soluções de pagamento também precisam evoluir, envolvendo todos os participantes do ecossistema e refletindo um novo modelo, onde empresas e consumidores se conectam de forma estratégica. Em um cenário onde a digitalização é constante e a transformação digital não é mais uma opção, as empresas precisam alinhar tecnologia e comportamento humano para criar um futuro mais inovador, em sintonia com as necessidades do consumidor.

Na expectativa do que vem por aí nos próximos dias.

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