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De 12 a 14 de janeiro de 2025 I Nova York - EUA
NRF

E as expectativas se confirmaram??

Esse é meu último artigo sobre a NRF 2025, onde busco um fechamento frente as expectativas que eu tinha quando vim para cá


17 de janeiro de 2025 - 14h09

Sem dúvida que a AI foi a protagonista do evento, estando em quase tudo o que foi palestra e apresentação. E sim, além da tradicional utilização no back office para automatização e otimização de tarefas rotineiras, ficou claro que ela já está sendo utilizada para melhorar o forecast, otimizar rotas de transporte, desenvolvimento de produtos, melhorar engajamento nas mídias sociais e na criação dos “digital twins”. Esse para mim é um dos temas mais promissores, por permitir simular, otimizar e até antever problemas reais de operação. Aqui é eficiência operacional na veia!!!

E quem usa a AI? Para minha surpresa o tema adoção da IA foi bem tratado, com a preocupação de como os colaboradores tem sido preparados para utilizarem de maneira construtiva a AI no seu dia a dia. Vimos algumas empresas falando ainda da desconfiança ou dúvidas que os colaboradores tem sobre as sugestões que vem via AI, mas entendo que isso faz parte da curva de aprendizado e adoção. Mais um tema que atendeu minhas expectativas.

E para finalizar o tema AI, vamos falar de dados. Não foi protagonista, mas esteve perto. Sem os dados, não tem AI que funcione bem. E precisamos lembrar que o varejo é quem mais trabalha dados no mundo, e que esses dados não são estáticos. Quanto mais opções os consumidores tem, quando mais tecnologia disponível, mais complexa se torna o entendimento da jornada e dos hábitos… e para esse entendimento, os dados tem papel fundamental. Não podemos nos esquecer de fazer isso com responsabilidade, sempre respeitando a LGPD vigente.

No caso da transformação digital, ela foi ofuscada pela AI…. tudo acabou virando mais AI do que qualquer outra coisa, inclusive não se fala mais de transformação digital sem utilizar AI. Preciso recalibrar minha expectativa quanto a isso…

E o digital? Ele segue crescendo e tem muito espaço para aumentar ainda. Em US venceu a última fronteira do alimentar, crescendo também nesse segmento. Mas vimos uma loja física revitalizada, sendo tratada com o respeito que se deve, se tornando um espaço para experiências memoráveis, momentos incríveis e por que não, instagramáveis! E tudo isso sem esquecer o digital, que segue junto com essa nova loja física, fazendo com que o omni seja ainda melhor.

E o final fica com o ESG. Esse infelizmente quase foi esquecido, pouco falado, somente algo de economia circular e sustentabilidade. Para mim foi a frustração, pois queria que essa agenda continuasse forte e avançando, até usando AI para isso. Não foi dessa vez, quem sabe na NRF 2026?

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