Esquenta NRF 2025
A reinvenção do varejo e as tendências emergentes no setor de alimentos
A reinvenção do varejo e as tendências emergentes no setor de alimentos
13 de janeiro de 2025 - 18h29
No último final de semana, começamos a NRF Big Show 2025, a maior feira de varejo do mundo, que acontece em Nova York. Oficialmente, serão três dias de congresso para uma jornada no setor de varejo. Mas, tive o privilégio de acessar ao que vou chamar de “Esquenta NFR”, que são os dias que antecedem ao evento oficial com experiências muito ricas sobre as transformações que vêm redefinindo o mercado global.
Na manhã de sexta-feira, dia 10, fomos visitar mercados de alimentos frescos e tradicionais de NYC que, embora com propostas distintas, mostram como é possível conectar tradição e modernidade de forma eficaz. Durante o tour, as palavras reinvenção, ressignificação e revalorização ecoavam em minha mente na tentativa de contextualizar tudo o que foi visto.
Um deles foi o Tin Building, localizado na região dos piers de Manhattan. Originalmente, era um ponto de comercialização de peixes, mas ao longo do tempo, passou por uma grande transformação, sendo hoje um ambiente de referência quando se trata de gastronomia de luxo. Foi muito interessante ver como conseguiram preservar a tradição de vender peixes frescos e, ao mesmo tempo, oferecer uma experiência sofisticada por meio da gastronomia de alto nível – um exemplo muito claro de reinvenção aliada à tradição.
Depois, visitamos o característico ESSEX Market, que muito me lembrou o Mercado Municipal de São Paulo, com uma abordagem mais acessível e democrática. O lugar combina a funcionalidade de um mercado tradicional com uma experiência diferenciada que agrada tanto aos turistas quanto o público local com acesso fácil a uma grande variedade de produtos provenientes de diferentes partes do mundo como Ásia, África, América do Sul e Europa.
O contraste entre os dois lugares foi impactante e me fez refletir, ainda mais, sobre o quanto a relação com alimentação aponta tendências de hábitos que, sim, sempre estão em movimento, mas de certo modo seguem conectados a tradições passadas de geração em geração. Percebi como a inovação no varejo pode surgir sem perder o contato com as raízes culturais e históricas de uma comunidade.
O foco no futuro do consumo foi reforçado com a visita ao Save A Lot Brooklyn, um mercado 100% digital que utiliza inteligência artificial (IA) nos processos para que a conveniência e a comodidade sejam grandes diferenciais competitivos, com entregas realizadas em até 15 minutos. O modelo de operação é altamente tecnológico, com um moderno centro de distribuição operado por IA e robôs, responsáveis pelo picking de mercadorias, de maneira similar ao que vemos em darks kitchens com sistemas de entrega otimizados no Brasil, mas com foco exclusivo em alimentos frescos – inclusive, uma curiosidade são os top 3 produtos mais pedidos: água, ovos e banana, produtos essenciais no cotidiano de qualquer consumidor.
Saí do Save a Lot Brooklyn pensando em como o futuro está cada vez mais perto, com uma tendência crescente da digitalização do varejo. Já é possível proporcionar uma experiência de compra mais ágil e eficiente aos consumidores mesmo quando se trata de alimentos frescos.
Precisamos entender de uma vez por todas que o futuro do varejo está focado na experiência do consumidor, que está cada vez mais exigente e em busca de experiência e praticidade, sem abrir mão da conexão com a cultura. A tecnologia e a inovação caminhando lado a lado com as tradições serão o caminho para a criação de uma nova forma de consumir e interagir com o público.
A NRF 2025 promete trazer ainda mais insights sobre essas e outras transformações que já estão acontecendo no varejo global e já estou ansioso para compartilhá-las por aqui!
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