Gerações Z, Alpha e o futuro do consumo
Os varejistas devem se preparar para um novo desafio à medida que a geração Z passa o bastão para a geração A
Os varejistas devem se preparar para um novo desafio à medida que a geração Z passa o bastão para a geração A
18 de janeiro de 2023 - 11h32
Créditos: Charles Omoregie
Enquanto o mundo ainda aprende sobre os hábitos, costumes e traços da geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010), a geração seguinte, os Alphas, já estão entre nós. Durante a edição de 2023 do Big Show da NRF, Leslie J Ghize, vice-presidente executiva da consultoria de tendências Doneger | Tobe, e Kristin Patrick, chief marketing officer (CMO) da Claire’s – varejista americana de acessórios, jóias e brinquedos com foco em adolescentes – discutiram sobre os paralelos e contradições acompanhadas por essas gerações.
Os varejistas devem se preparar para um novo desafio à medida que a geração Z passa o bastão para a geração A. Diferentemente das gerações anteriores, a Alpha é difícil de ser definida e compreendida. Sua visão do mundo é uma mistura única de físico e digital, local e global, e comercial e social.
Um dos principais traços da geração Alpha é a criatividade, que parece ter sido herdada da geração anterior. Uma pesquisa recente da AdWeek descobriu que 50% dos respondentes da geração Z pretendem criar ou personalizar suas próprias roupas. Kristin destacou que, em alguns casos, consumidores Alpha podem até mesmo comprar duas camisetas, cortá-las ao meio e costurá-las juntas para criarem um produto completamente personalizado.
As gerações Z e A também são conhecidas por sua abordagem fluida de gênero e são fortemente influenciadas pela cultura pop, como a série de TV Euphoria, e por sua preocupação com causas ambientais e sociais. Eles procuram marcas que se alinham aos seus valores e oferecem uma sensação de lealdade.
Para se conectar com essas gerações, é importante que os varejistas protejam a experiência em todos os pontos de contato, desde a loja física até a presença online Também é importante que as marcas saibam quem são e o que representam, para se posicionarem de maneira eficaz.
Para isso é importante garantir que sua mensagem esteja onde esses consumidores estão, e uma delas certamente é o YouTube, a rede social preferida da Geração Z brasileira, segundo a pesquisa “O Brasileiro Ama Redes Sociais”, divulgada pela Plataforma Gente, da Globo, feita em 2022. São mídias em que é possível unir criação de conteúdo por meio de lives, ao mesmo tempo em que divulga produtos – no caso do Youtube, combinando o Shopping do Google e a transmissão via live commerce.
Além de vender produtos, os varejistas também devem se concentrar em gerar conteúdo que ressoe com os seus valores. A chave para se conectar com a geração A é entender sua visão do mundo e encontrar maneiras de aproveitar sua criatividade e senso de individualidade.
Mas, acima de tudo, é importante entender que os consumidores que definirão o futuro do varejo daqui pra frente não são consumidores binários, que podem ser definidos e agrupados em clusters. Eles são altamente originais e navegam do digital ao analógico, estão abertos a novas tendências de consumo em velocidade cada vez maior, e se tornam virais a pautas anticapitalistas.
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