IA, commerce, tendências : o que esperar da NRF 2025?
Maior evento de varejo do mundo começa no próximo dia 12, em Nova York, para tentar guiar a indústria no caminho de conexão com os consumidores
Maior evento de varejo do mundo começa no próximo dia 12, em Nova York, para tentar guiar a indústria no caminho de conexão com os consumidores
Bárbara Sacchitiello
9 de janeiro de 2025 - 6h10
A partir do próximo domingo, 12, profissionais de varejo , startups, empresas de tecnologia, agências de publicidade e de outros diversos segmentos da economia ocuparão os corredores do Javits Convention Center, em Nova York, nos Estados Unidos, para a edição de 2024 da feira da Retail’s Big Show.
Organizada pela National Retail Federation, associação que agrega os varejistas dos Estados Unidos, a NRF, como a feira e convenção é conhecida, é considerada o maior encontro do segmento no mundo.
Em mais de 175 debates, apresentações e palestras, serão abordados os temas que devem ganhar a atenção da indústria varejista, desde os desafios macroeconômicos à aplicação de tecnologias que tornem a experiência de compra cada vez mais personalizada.
Ao longo de três dias de programação, são esperados cerca de 40 mil visitantes, que se dividirão entre as apresentações e a feira, na qual milhares de expositores demonstram as soluções e ferramentas que já vêm utilizando para tornar a experiência de compra e venda mais fluida e, sobretudo, rentável.
Assim como na edição de 2024, a inteligência artificial é um tema que permeará toda a agenda da conferência.
Diferentemente da edição anterior, quando diversos painéis foram reservados para debater a aplicação prática da tecnologia, desta vez a programação da NRF sinaliza que o assunto IA está presente de forma diluída em toda a agenda, já que, em tempos atuais, é praticamente impossível falar sobre personalização, otimização de estoques e custos sem abordar a importância da IA nesses processos.
Alguns painéis da agenda, contudo, ainda serão dedicados a abordar diretamente os impactos que a inteligência artificial está levando ao consumo. Da mesma forma, neste ano, a macroeconomia e os desafios financeiros e políticos globais são mais visíveis na programação da NRF, que acontece poucos dias antes de Donald Trump dar início a um novo mandato no País.
Como de costume, estratégias e cases de marcas de atuação global serão apresentadas ao público, algumas vezes por seus próprios CEOs.
Veja, abaixo, alguns dos temas que serão destaque na NRF 2025:
A prova da importância da inteligência artificial para a indústria do varejo é o fato de a organização ter escolhido a empresa que, através da IA, tornou-se uma das mais valiosas do mundo em tempo recorde, para abrir o evento. Azita Martin, vice-presidente e general manager da Nvidia, participa do painel de abertura da NRF 2025 ao lado de John Furner, presidente do Walmart nos Estados Unidos e, também, líder da National Retail Federation.
Já é certo que a inteligência artificial já vem transformando os processos de produção e de vendas. Mas quais impactos essa tecnologia pode trazer para o aprimoramento das carreiras e das funções das pessoas que trabalham na cadeia do varejo? Esse será um tema abordado por executivos brasileiros, em um painel a respeito de como a IA pode fortalecer o papel humano na indústria. Participam da conversa o CEO da C&A no Brasil, Paulo Correa e o fundador da Varese Retail e especialista em varejo, Alberto Serrentino. Eles conversão com o chief product officer do Sam’s Club, Todd Garner, no domingo, 12.
Já na terça-feira, 14, a CEO e fundadora da Coresight Research, Deborah Weinswig, irá apresentar o estudo elaborada pela consultoria a respeito das 10 tendências de IA que moldarão o varejo para o futuro. Nesse mesmo dia, para encerrar o evento, a futurista e CEO da consultoria GDR, Kate Ancketill, uma das presenças mais tradicionais da NRF, fará uma apresentação para explicar por que o toque humano é, ainda, fundamental para a exploração da IA em seu potencial.
No domingo, 12, Joyce Chang, chair de pesquisas globais do JP Morgan, apresentará uma análise do cenário econômico global e os possíveis impactos do novo governo Trump para os negócios dos Estados Unidos e do mundo.
Já na segunda-feira, 13, Cassandra Napoli, head de marketing e events insights da WGSN, mostrará aos presentes dados e tendências de comportamento que apontam que o futuro do varejo é intergeracional – e como a indústria pode se adaptar a isso.
O cenário geopolítico e os impactos que as flutuações financeiras, bem como as aplicações tecnológicas, devem gerar para as economias de todo o mundo em 2025 e adiante serão debatidas também pelo chairman e CEO do The Goldman Sachs Group Inc, David Solomon. A apresentação será na terça-feira 14.
A participação de grandes marcas internacionais de beleza e luxo são tradicionais na programação da NRF. Neste ano, o evento terá as presenças do CEO da Burberry, Joshua Schulman, para falar sobre sua trajetória e a respeito dos desafios das marcas de luxo no contexto atual. O executivo dividirá o palco com Pete Nordstrom, presidente e chief brand officer da loja de departamentos de luxo Nordstrom, no domingo, 12.
Já no dia seguinte será a ver de Tommy Hilfiger contar, no palco, as estratégias para a manutenção da icônica marca que leva seu nome, há 40 anos e que conseguiu se aprofundar de forma marcante na cultura pop dos Estados Unidos e do mundo.
Na mesma segunda-feira, 13, será a vez de Artemis Patrick, CEO da Sephora na América do Norte, contar como a rede de beleza vem conseguindo se diferenciar por meio da experiência de compra oferecida aos consumidores e, com isso, manter uma comunidade não apenas de consumidores, mas de fãs.
A maior varejista do mundo marcará presença na NRF 2025. No domingo, 12, Doug Herrington, CEO global da Amazon Stores, contará as estratégias que a empresa segue adotando para seguir atendendo às demandas dos consumidores mesmo em meio à forte concorrência internacional.
A maior empresa de entretenimento do mundo também estará representada no evento. No domingo, Lisa Balbzicki, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos da Disney, contará como a empresa vem tentando gerar produtos que conversem e respeitem o estilo de diferentes gerações.
A transformação de uma companhia de 118 anos em uma marca moderna e ainda desejada pelas novas gerações será o tema do painel que terá como destaque o CEO e presidente da New Balance, Joe Preston, marcado para segunda-feira, 13.
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